
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, por meio de parceria firmada com a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-35 e a Prefeitura Municipal de Mucuri (BA), realizou hoje, dia 29, o lançamento do Marco Inicial para construção da Fábrica de Gelo de Mucuri. O evento ocorreu nas futuras instalações da fábrica, e contou com a presença de autoridades, representantes da Suzano, pescadores locais e sociedade civil.
A fábrica será construída na Praça dos Pescadores, na região do Porto Pesqueiro, no centro histórico de Mucuri. A estrutura terá capacidade de produção diária de 10 toneladas, equivalente a demanda local, beneficiando de forma direta e indireta toda a cadeia pesqueira, incluindo pescadores, marisqueiros, peixarias, comerciantes e turistas. A fábrica foi projetada em conceito sustentável e contará com placas solares para suprir todo empreendimento, possibilitando baixo custo operacional, menor valor de venda do produto e viabilidade do negócio.
De acordo com o coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Deivid Pereira, o objetivo do projeto é contribuir com o fortalecimento da atividade pesqueira no município. "A Fábrica de Gelo visa garantir a oferta de gelo de qualidade a um preço acessível para os pescadores da região. Este projeto está alinhado com o compromisso social da Suzano. Nossas iniciativas junto as comunidades focam a geração de renda e a melhoria da educação, possibilitando empoderamento, qualidade de vida e autonomia financeira às pessoas. Queremos contribuir para a diminuição da pobreza e buscamos um relacionamento saudável e diálogo aberto com as comunidades", ressalta Deivid.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca de Mucuri, Célio Pebas, a previsão é de que a inauguração da fábrica ocorra na segunda quinzena de outubro de 2025. "Este é um projeto de grande relevância para o setor pesqueiro e para a economia local. Com planejamento e dedicação, entregaremos um equipamento que fará diferença na vida dos pescadores", afirmou o secretário.
O presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-35 de Mucuri, Wilson Luiz da Conceição, comemora a instalação da unidade no município. "Esse é um marco para os pescadores locais, que vai garantir condições mais favoráveis para a conservação do pescado e contribuir para o fortalecimento da economia do município, uma vez que a pesca é uma atividade econômica de grande importância para muitas famílias locais", completa.