
Pelo segundo ano consecutivo, a Suzano é parceira da Campanha Outubro Rosa de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A empresa contribuiu com a aquisição de exames de mamografia que serão doados a mulheres em situação de vulnerabilidade social da região, inclusive de comunidades tradicionais quilombolas. O dia D da campanha será no próximo sábado, dia 4 de outubro, das 8h às 12h, no SESC da cidade, com uma programação especial, repleta de ações de acolhimento, palestras, orientações médicas, atividades culturais e serviços de cuidado e prevenção.
Intitulada "Esse laço nunca fez tanto sentido", a campanha é promovida por três clínicas de diagnóstico por imagem da cidade: Cedim, Med Imagem e Clínica Salles, e conta também com apoio da prefeitura e outras empresas locais.
Para a analista de Relacionamento Social da Suzano, Gabriela Frinhani Nico, é necessário aproximar as comunidades mais distantes da cidade aos serviços de prevenção e tratamento. "É importante a união de forças para criar esta estratégia de mobilização e combate ao câncer de mama. Vamos contribuir com exames para as mulheres da região, além de participar ativamente do Dia D da campanha, uma vez que trata-se de um grupo onde o acesso a orientações adequadas e tratamento é mais difícil. A Suzano é parceira em diversas iniciativas sociais nas regiões onde está presente, e estamos muito gratos em fazer parte de mais esta iniciativa tão importante", ressalta.
Uma das novidades deste ano será o reforço na conscientização sobre a importância da busca do resultado dos exames. Segundo os organizadores, muitas mulheres não retornam para retirar seus resultados após realizarem os exames, interrompendo um ciclo fundamental de prevenção. Essa realidade preocupa a organização do movimento em São Mateus, que reforça que o ciclo de prevenção tem três etapas: exame, resultado e acompanhamento, sendo de extrema importância que as pacientes não parem no meio do caminho.
O Movimento
O Movimento Outubro Rosa de São Mateus nasceu em 2023 por meio de uma iniciativa inédita no Brasil, onde três clínicas concorrentes – Med Imagem, Clínica Salles e Cedim – decidiram se unir em prol de uma única causa: a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Naquele ano mais de 4.600 mulheres foram alcançadas indiretamente em ações de conscientização, palestras, atendimentos e serviços, sendo 732 exames de mamografia realizados gratuitamente.
Já em 2024, o movimento se fortaleceu, ampliando as parcerias e consolidando sua credibilidade. Foram cerca de 10.000 mulheres impactadas ao longo do mês, em diferentes frentes de mobilização. Além disso, a união das clínicas possibilitou a doação de 1.001 exames de mamografia gratuitos, garantindo diagnóstico e cuidado para mulheres que não teriam acesso a esse serviço de forma rápida e humanizada.
Agora, em 2025, o desafio é maior: o movimento se prepara para ser mais amplo, mais forte e mais impactante. A mobilização envolverá empresas, lideranças comunitárias, instituições públicas e privadas, com o objetivo de atingir um número ainda maior de mulheres, famílias e comunidades inteiras, sempre com a mesma mensagem de esperança, cuidado e prevenção.
SERVIÇO
Campanha Outubro Rosa 2025 – Esse laço nunca fez tanto sentido
Dia: 4 de outubro (sábado)
Local: SESC de São Mateus (ES)
Horário: 8h às 12h
Serviços: Atendimentos presenciais, prescrição de exames, rodas de conversas, palestras, atividades físicas, sorteio de brindes, recreação para crianças, dentre outras atividades.