Na última edição da ABCasa Fair, um dos eventos mais aguardados no calendário de produtos para casa e decoração, a presença dos projetos Pindowa, Batuk e Arte Costura do Cerrado – P.A Amigos da Terra ganharam destaque. Apoiados pela Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, os projetos apresentaram uma gama de produtos inovadores e criativos que capturaram a atenção de visitantes e profissionais do mercado. Artesãos e artesãs do Maranhão (Reserva Extrativista Ciriaco, Associação São Félix, Associação Olho D’água, Associação Coquelândia, Associação Petrolina e Associação Batuk) e Tocantins (Reserva Extrativista Extremo Norte e Assentamento Amigos da Terra) estiveram presentes no maior evento do setor da América Latina que, este ano, chegou em sua 11ª edição, e foi realizada no Expo Center Norte, em São Paulo.
Destaque para produtos sustentáveis - Um dos pontos mais notáveis dessa participação foi o destaque para o compromisso com a sustentabilidade. Os produtos exibidos não apenas eram esteticamente atraentes, mas também sustentáveis. Desde produções diferentes, como sabonetes, peça de artesanatos de coco babaçu, sacolas ecológicas, peças de madeira, óleo de babaçu, entre outros. Durante o evento foram fechados mais de 50 pedidos de vendas no atacado, gerando aproximadamente R$ 20 mil em vendas diretas e R$75 mil no fechamento de pedidos dos projetos envolvidos no abastecimento territorial e extrativismo.
Essa já é a segunda edição do ABCasa Fair que a companhia é convidada a participar com seus projetos sociais. Vale ressaltar que as iniciativas apoiadas pela Suzano foram as únicas desse segmento presentes no evento, que reuniu mais de 380 expositores, entre fabricantes, lojistas e profissionais da área de artigos de casa, presentes, papelaria, utilidades domésticas etc. Além dos projetos do Maranhão e Tocantins, a companhia também levou para esta edição da ABCasa Fair, projetos de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
“A participação dos projetos Pindowa, Batuk e Arte Costura do Cerrado – P.A Amigos da Terra, na ABCasa Fair, é reflexo do compromisso da companhia de fomentar o trabalho realizado pelas comunidades vizinhas as suas áreas de atuação, levando conhecimento e fortalecendo o empreendedorismo para a região. A união entre a visão artística da matéria-prima utilizada pelos artesãos e artesãs dessas iniciativas, destaca o potencial de criar soluções que aliam estética, inovação e responsabilidade ambiental”, finaliza André Becher, coordenador de desenvolvimento social da Suzano.
Sobre o Pindowa – O Pindowa é uma iniciativa da Suzano que surgiu a partir do sonho das quebradeiras de coco, que almejavam um projeto de artesanato que preservasse a tradição e cultura do babaçu, resgatando o orgulho de ser quebradeira, promovendo o envolvimento da juventude e agregando valor aos produtos do extrativismo sustentável. A iniciativa age por meio de uma cultura empreendedora, com o incentivo de cursos e oficinas voltados ao aprimoramento do artesanato de coco babaçu, com a produção de biojóias, sabonetes artesanais, trançado com fibra de buriti, óleo a base de babaçu, cestarias de palhas, peças com linho de buriti, entre outros produtos, gerando trabalho e renda para as comunidades. Hoje o projeto já conta com 7 marcas extrativistas que surgem como uma maneira inovadora de fortalecer a economia local, empoderar as comunidades e incentivar o consumo consciente.
Sobre o Batuk - Em Imperatriz o Projeto Social Batuk realiza ações educativas, culturais e incentivo à prática esportiva, com crianças e adolescentes em situação de risco, e atualmente atende cerca de 300 famílias da região, com atividades como oficinas e cursos de construção e reforma de móveis. A iniciativa visa valorizar a economia circular com a utilização de materiais recicláveis ou/e reuso, além de garantir o incremento na renda dos beneficiados, através das capacitações.
Sobre o Arte Costura do Cerrado – P.A Amigos da Terra – O Projeto é realizado no Tocantins e prioriza ações a partir de produtos a base de sementes do Cerrado, costuras e trançados. A iniciativa é formada por mulheres artesãs dos municípios de Darcinópolis, Palmeiras, Aguiarnópolis e Wanderlândia.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a Vida a Partir da Árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em www.suzano.com.br