
A Escola de Craques, um dos maiores projetos esportivos e de formação de valores do Espírito Santo, segue avançando no distrito de Cristal do Norte, em Pedro Canário. No dia 20 de maio aconteceu a entrega de uniformes e materiais esportivos para os alunos e equipe de professores. O projeto, que oferece aulas gratuitas de futsal para 80 crianças e adolescentes com idades entre 5 a 15 anos, é mantido pela Suzano, por meio da lei federal de incentivo ao esporte, e desenvolvido pela Associação Capixaba de Esporte e Lazer (Acel) com apoio da Prefeitura de Pedro Canário.
O projeto completou quatro meses de atividades em Cristal do Norte, e tem demonstrado um efeito positivo entre os participantes, promovendo socialização e desenvolvimento integral. Isso é o que garante as mães dos alunos. "O projeto exige que as crianças tenham boas notas na escola, então percebi que meu filho também tem melhorado em sala de aula. O projeto vem promovendo não só a saúde física das crianças, mas também a mental, social e emocional", afirma Núbia Santos Medina, mãe do Otávio, de 12 anos.
Já Erica Oliveira Pereira, mãe do Samuel de 13 anos, ressalta a melhora na socialização do filho. "Nos dias de aula no projeto, o Samuel já chega em casa empolgado para vir para a quadra treinar. Com isso, ele está abandonando o vício em telas e jogos eletrônicos, e melhorando muito o relacionamento com outros adolescentes", diz.
O coordenador do projeto, Roberto Vieira de Jesus, explica que a metodologia do projeto propõe diversas ações socioeducativas por meio de uma equipe de assistentes sociais que faz diálogos rotineiros com os alunos, abordando valores inerentes ao esporte e a vida em sociedade. "As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, com duas turmas por dia. Estamos registrando uma ótima taxa de frequência, com poucas faltas, e a adesão e envolvimento da comunidade está sendo excelente", completa Roberto.
A Suzano é mantenedora da Escola de Craques, núcleo de Cristal do Norte, com recursos na ordem de R$ 270 mil, por meio de lei de incentivo. No entanto, o projeto já atendeu mais de 2 mil crianças e adolescentes nos municípios de Rio Novo do Sul, Serra, Vila Velha e Vitória nos últimos 15 anos.
Materiais esportivos
A cerimônia de entrega dos materiais esportivos contou com a presença dos alunos e familiares, além do representante do escritório de projetos sociais da Suzano, Júlio Augusto de Souza Soares; do vice-prefeito de Pedro Canário, Denis Amâncio; dos vereadores Renato Pinheiro Silva e Rogerio Moura de Oliveira; do secretário municipal de Esporte e Lazer, Oseias Silva Santana, além da equipe técnica da Escola de Craques.
O vice-prefeito enalteceu a parceria com a Suzano e Acel para a implantação do projeto. "Ninguém constrói nada sozinho e as coisas não acontecem se não houver parcerias a união de forças. O esporte vai além das quatro linhas, e esse projeto tem um papel importante de formar não apenas atletas, mas cidadãos de valor. A prefeitura estará sempre à disposição a ajudar no que for preciso para apoiar essa iniciativa, que cuida do nosso bem mais precioso, que são as nossas crianças", ressalta Denis Amâncio.
A consultora de Relacionamento Social da Suzano no Norte do Espírito Santo, Kariny de Oliveira Paiva, enfatiza o compromisso da empresa com o diálogo. "A Suzano é uma aliada das comunidades e parceira em projetos que fomentam o desenvolvimento e qualidade de vida, por isso mantemos um diálogo contínuo com os moradores locais, visando um relacionamento transparente e respeitoso com todas as comunidades presentes nos locais em que atuamos", diz.
Projeto Escola de Craques
Como se inscrever: Whatsapp (27) 99664-7259 (cadastro de reserva)
Público: Estudantes de 5 a 15 anos, moradores de Cristal do Norte e região
Aulas: Segunda a quinta-feira, período vespertino
Local das aulas: Ginásio Poliesportivo Hélio Willian de Souza Freitas, em Cristal do Norte