
Uma simples conversa com um motorista de aplicativo, em uma barbearia ou com um idoso em um parque ou ponto de ônibus evidencia a influência da Suzano na vida dos cerca de 100 mil habitantes de Aracruz, que comemora hoje, 3 de abril, 177 anos de história. A cidade localizada no litoral do Espírito Santo é repleta de praias exuberantes, uma excelente gastronomia e a cultura do seu povo possui tradição e ancestralidade oriundas da mistura dos povos indígenas, negros e italianos, em uma terra que possui mares e montanhas e ainda passa por rios e manguezais.
Com operações no município desde a década de 1970, quando ainda se chamava Aracruz Celulose, a Suzano se consolidou como uma das maiores companhias do setor de papel e celulose do mundo. A unidade da empresa na cidade tem capacidade produtiva de 2,3 milhões de toneladas de celulose ao ano e emprega direta e indiretamente cerca de 5 mil colaboradores, contribuindo significativamente para a renda e a qualidade de vida da população. Além disso, a Suzano investe na ampliação de suas operações na região, como o investimento de R$ 650 milhões na nova fábrica de tissue, que será inaugurada ainda em 2025. O projeto demonstra a confiança da empresa no potencial produtivo de Aracruz e no desenvolvimento da mão de obra local, com prioridade para a contratação de profissionais do município. Até o momento, 129 pessoas já foram contratadas, incluindo moradores de comunidades do litoral e de aldeias indígenas.
Sendo a maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, a Suzano reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. Com uma presença marcante e investimentos expressivos, a empresa é um dos principais vetores de crescimento local, gerando empregos, promovendo iniciativas sociais e impulsionando a economia aracruzense.
Desenvolvimento da região
André Brito, Gerente Executivo de Relações Corporativas da Suzano, reforça que a empresa seguirá investindo em inovações que irão melhorar as operações industriais e acelerar o desenvolvimento de Aracruz. "A Suzano, como a primeira grande indústria a se instalar em Aracruz, fez parte de todos os ciclos de desenvolvimento do município, investindo, desenvolvendo fornecedores e acreditando na região como uma de suas principais bases operacionais. Nos próximos anos, a realidade não será diferente, com novos investimentos bilionários na verticalização da cadeia de papel e celulose com a fabricação de papéis higiênicos, bem como realizando melhorias no parque fabril e também com uma planta de mistura de fertilizantes, em parceria com a Adufertil”.
Além da geração de empregos e do crescimento industrial, a empresa desenvolve diversas iniciativas sociais no município e arredores, com projetos voltados para educação, capacitação profissional, conservação ambiental e apoio às comunidades locais. Exemplos destes projetos são o Central de Valores, em parceria com a Central Única das Favelas do Espírito Santo (CUFA/ES), o Programa Suzano de Educação (PSE), o Colmeias, o incentivo ao Onda Cidadã, à plataforma de empregos Bússola Conecta e à coleção de artesanato “BROTAR”, valorizando artesãs da região.
“Buscamos crescer com os municípios que recebem nossas operações e Aracruz é uma das nossas prioridades. Então, nutrimos o diálogo com as comunidades em que atuamos para entender suas principais necessidades. A partir disso, ao lado de parceiros e parceiras, propomos projetos e ações de desenvolvimento socioeconômico nestas localidades”, explica Gerson Peixoto, Coordenador de Relacionamento Social da Suzano.