Suzano apoia iniciativa com foco no desenvolvimento social da Vila Ildemar, em Açailândia

O objetivo é de contribuir com a empregabilidade, igualdade de oportunidades e melhoria na qualidade de vida da comunidade maranhense

4/19/24
|
5
min. de leitura
Suzano apoia iniciativa com foco no desenvolvimento social da Vila Ildemar, em Açailândia

A Vila Ildemar, localizada no município de Açailândia, nasceu em 1993 por meio de doações de terrenos e se tornou uma das maiores vilas do estado do Maranhão, abrigando mais de 45 mil habitantes. Reconhecendo a importância desta comunidade e suas necessidades, a Suzano, juntamente com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e a Associação Comercial e Industrial de Açailândia (ACIA) realizaram uma parceria com a Associação de Moradores do Bairro Vila Ildemar para contribuir com o desenvolvimento social da população.

Por meio da iniciativa, a Associação de Moradores do Bairro Vila Ildemar teve sua sede completamente reformada e ganhou novos equipamentos. Além disso, as instituições parceiras uniram esforços para fornecer ferramentas e serviços destinados à busca por oportunidades de emprego, recolocação profissional e geração de mão de obra para as empresas da região. Contribuindo assim, com a empregabilidade local, igualdade de oportunidades e melhoria na qualidade de vida dos moradores da Vila.

A cerimônia de celebração da parceria aconteceu ontem (18/4), às 18h30, no Teatro Municipal de Açailândia. O evento contou com a participação de representantes do poder público, da Associação e das empresas parceiras, com o objetivo de divulgar a parceria e reconhecer essa nova etapa que irá contribuir com o desenvolvimento da comunidade.

Com a missão de possibilitar o acesso a oportunidades que transformem para melhor a vida dos moradores, a Associação dos Moradores do bairro Vila Ildemar é uma entidade civil sem fins lucrativos destinada ao atendimento e desenvolvimento comunitário. Além da oferta de cursos técnicos profissionalizantes, a instituição promove uma variedade de atividades voltadas para a educação, cultura, saúde, esportes, lazer, empreendedorismo, saúde mental e assistência social.

Edivaldo Siqueira Soares, Servidor Público do Sine de Açailândia, agradece o convite de parceria e reforça o compromisso da instituição em servir a comunidade, oferecendo suporte na divulgação de vagas e esclarecimento sobre direitos trabalhistas. “O Sine de Açailândia ficou muito feliz ao ser convidado para fazer parte dessa parceria, desde 2002 estamos à disposição da população. São oferecidos inclusive, alguns fluxos em prol da comunidade, como o aplicativo Sine Fácil, onde ficam disponíveis vagas de empregos e cursos profissionalizantes oferecidos pelas empresas. Já no Portal Emprega Brasil, o cidadão encontrará informações diversas sobre seus direitos e benefícios, tais como Abono Salarial e Seguro – Desemprego, tudo gratuitamente”, ressalta.

Para Alex Silva França, presidente da ACIA, a parceria é fundamental para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região, permitindo que a instituição atue como divulgadora e captadora de oportunidades. “Importante destacar a nossa função nesse projeto, que é a de divulgar as vagas e estar em diálogo com os empresários, visando fornecer mão de obra qualificada para empresas associadas e não associadas de Açailândia e região”, explica.

De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Diego Carrara, a empresa tem um compromisso público para contribuir com a retirada de mais de 200 mil pessoas da linha da pobreza nas regiões do entorno de suas operações e são iniciativas como essa que contribuem para que isso seja possível.  

“A Suzano é uma empresa com 100 anos de história, que possui ampla atuação no Maranhão e atua de forma responsável, visando o cuidado com as pessoas e com o planeta. Por isso, trabalhar junto às comunidades para capacitar e fomentar a empregabilidade na região é fundamentar para gera e compartilha valor com essas famílias, ampliando a oferta de oportunidades no mercado de trabalho para a população de Açailândia”, explica Diego.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.