
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou uma feira especial em comemoração ao primeiro ano do Espaço Sustentabilidade, ambiente permanente instalado na fábrica e dedicado à comercialização de produtos artesanais e sustentáveis desenvolvidos por projetos sociais apoiados pela empresa.
O Espaço Sustentabilidade se tornou um importante canal de conexão e fomento à economia regional, contribuindo com a geração de renda e impacto social para pequenos empreendedores(as) da região como artesãos(ãs), apicultores(as), confeiteiros(as), agricultores(as) e extrativistas.
A iniciativa, que tem transformado a vida de empreendedores locais e fortalecido comunidades em quatro municípios maranhenses, Imperatriz, Açailândia, João Lisboa e Ribamar Fiquene, impactou diretamente 113 pessoas em seu primeiro ano, sendo 83 familiares beneficiados e 30 feirantes apoiados de forma direta pelas ações do projeto.
Durante esse período, o Espaço Sustentabilidade impulsionou a economia local com a comercialização de 25.489 produtos, movimentando mais de R$ 260.780,00 gerados para as comunidades.
A edição de aniversário da feira contou com a participação de 26 feirantes que ofertaram uma diversidade de produtos ao público, incluindo mel, bolos, doces, açaí, geladão e itens de artesanato. Os objetos foram produzidos por moradores de diferentes localidades, abrangendo áreas urbanas, rurais e comunidades tradicionais como o Assentamento Califórnia, Bairro Ouro Verde, Centro, Centro dos Carlos, Lageado, Pequiá, Povoado Coquelândia, Povoado KM 1700, Povoado Olho D’Água, Povoado São Felix, Vila Maranhão e Vila Vitória.
O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Diego Carrara, destacou que “o Espaço Sustentabilidade reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento social e econômico das comunidades do entorno, fortalecendo redes de apoio e promovendo oportunidades reais de crescimento para famílias empreendedoras da região. A iniciativa está alinhada aos nossos Compromissos para Renovar a Vida, metas de longo prazo que visam contribuir para a redução da pobreza, por meio de ações que geram renda e fortalecem negócios que fazem parte da cultura Suzano”, afirmou.
Projetos apoiados pela Suzano
A Suzano desenvolve diversos projetos sustentáveis e sociais em suas áreas de atuação. Entre eles, iniciativas de extrativismo sustentável, como o projeto Açaí Km 1700, que produz alimentos derivados do açaí, o Pindowa, que fortalece a cadeia do coco babaçu por meio do artesanato e empreendedorismo e o Estrela da Serra, que apoia a criação de biojóias e itens de decoração com insumos naturais. A empresa também incentiva a apicultura (projeto Calismel), e a agricultura familiar, por meio da Feira Livre do Pequiá.
Saiba mais sobre outras iniciativas desenvolvidas pela Suzano na região: https://www.suzano.com.br/sustentabilidade/pessoas/comunidades-vizinhas/maranhao