Suzano e FBB celebram a formação da 1ª turma de Apicultores no TO

A parceria da companhia e da Fundação BB promove, ao mesmo tempo, alternativas de geração de renda e conservação ambiental.

11/27/23
|
4
min. de leitura
Suzano e FBB celebram a formação da 1ª turma de Apicultores no TO

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Fundação Banco do Brasil (Fundação BB), vem desenvolvendo a cadeia da apicultura na região do Bico do Papagaio/TO, local onde comunidades vivem um contexto de baixa diversificação econômica e de acesso a investimentos estruturados. A parceria promove, ao mesmo tempo, alternativas de geração de renda e conservação ambiental. O projeto, executado pela Associação Comunitária de Angico (ACAN) ainda conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar), Ruraltins e da Prefeitura de Angico -TO.

A iniciativa é um exemplo de cooperação entre instituições com impacto social significativo.  O programa trabalha na potencialização e gestão de arranjos produtivos, aprimoramento da produção apícola e estruturação do beneficiamento de mel na região para acesso a mercados mais qualificados. São cinco organizações socioprodutivas beneficiadas, sendo 800 pessoas atendidas.

Com a capacitação e promoção da apicultura na região do Bico do Papagaio (TO), o projeto celebrou a formatura da primeira turma de apicultores, cujas jornadas de aprendizado se tornaram histórias de sucesso inspiradoras. Durante o encontro, com o apoio do Senar/TO, foram entregues kits de apicultura para as primeiras 18 famílias que finalizaram a formação. A parceria entre Suzano e Fundação BB tem proporcionado um ambiente propício para o crescimento pessoal e profissional, capacitando esses apicultores a se tornarem verdadeiros guardiões das abelhas e suas comunidades.

Além do suporte técnico, a parceria também ofereceu apoio financeiro para que os apicultores pudessem adquirir equipamentos e recursos necessários para suas atividades. Isso não apenas permitiu que eles desenvolvessem suas práticas apícolas, mas também teve um impacto econômico positivo nas comunidades locais, gerando renda adicional e fomento do desenvolvimento sustentável.

“A formatura desta primeira turma é apenas o começo de uma jornada que visa expandir e aprimorar ainda mais a apicultura no Tocantins, abrindo portas para um futuro mais sustentável para muitos outros apicultores e suas comunidades. Esta colaboração não apenas reforça o compromisso com a responsabilidade social e ambiental, mas também destaca a importância de se pensar no longo prazo e investir em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e que sejam estruturantes para as comunidades. Hoje, aplaudimos a formatura da primeira turma de apicultores como um testemunho inspirador do que pode ser alcançado quando o setor privado se une para criar um impacto positivo nas comunidades”, finaliza André Becher, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano Unidade Imperatriz.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br  

Sobre a Fundação Banco do Brasil

Há quase quatro décadas, em 1985, o Banco do Brasil instituiu sua Fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado - ISP do BB e de parceiros. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.