
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, foi reconhecida por suas ações de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias brasileiras. A companhia recebeu o prêmio durante o 19º Encontro Anual Na Mão Certa, realizado pela Childhood Brasil, uma das instituições mais renomadas na defesa dos direitos da infância e adolescência no mundo, no dia 25 de novembro.
“Esse reconhecimento reforça o compromisso da Suzano, por meio do Programa Agente do Bem, com a proteção dos direitos de crianças e adolescentes e com a promoção de ambientes mais seguros em todos os territórios onde atuamos. Entendemos que nossa responsabilidade vai além das nossas operações e inclui colaborar ativamente para a construção de uma sociedade mais justa, enfrentando todas as formas de violência. Essa política integra um dos nossos principais direcionadores, que afirma: ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’”, destaca Andreone Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.
O reconhecimento foi concedido em virtude do conjunto de ações realizadas pelas unidades da Suzano em diferentes estados, consolidando a atuação ativa da companhia no enfrentamento às violências contra crianças, adolescentes e mulheres. Na ocasião, a empresa recebeu um troféu e um certificado que simbolizam a parceria e o compromisso contínuo a causa: “A parceria com o Programa Na Mão Certa e com a Childhood Brasil tem sido fundamental para engajarmos cada vez mais colaboradores e comunidades nessa causa que é de toda a sociedade”, completa Souza.
Agente do Bem
A Suzano é mantenedora do Programa Na Mão Certa desde 2021, mas a parceria com a Childhood Brasil tem cerca de uma década. Ela começou em Três Lagoas (MS), com a implantação do Programa Agente do Bem, durante a ampliação da segunda fábrica no município, e se expandiu ao longo dos anos para outras unidades do país. Em Mato Grosso do Sul, o programa também conta com uma série de iniciativas de combate a violências contra crianças, adolescentes e mulheres na região de Ribas do Rio Pardo, onde a empresa inaugurou a sua mais recente fábrica, no ano passado.
Somente em 2025, a companhia promoveu uma série de iniciativas voltadas à proteção de direitos, alcançando mais de 12,6 mil colaboradores engajados presencialmente em ações como Maio Laranja, Agosto Lilás, atividades de enfrentamento ao trabalho infantil e ao tráfico humano, campanhas de valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente e ações com motoristas parceiros em diversas regiões do Brasil.
Encontro anual
Criado pela Childhood Brasil, o evento celebrou os 19 anos do programa e reuniu empresas signatárias para compartilhar resultados, estratégias e boas práticas na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes. A edição reforçou a importância da atuação conjunta e destacou os avanços do programa, que hoje mobiliza mais de 400 empresas de diversos setores.