A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com o Sebrae Maranhão, celebraram a assinatura do termo de compromisso que visa capacitar empresas em logística de transporte.
A iniciativa faz parte do Programa Semear (Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores), que é voltado para o desenvolvimento das comunidades onde a Suzano possui atuação na região e visa contribuir para a economia local. A capacitação é destinada para Micro e Pequenas Empresas com foco em logística de transporte de madeira, com duração de 6 meses e a previsão de início é para novembro.
O Programa conta com aulas e equipes envolvidas com a dinâmica e regime do Simples Nacional, do segmento de transporte, sendo estas, fornecedoras da Suzano. Ao todo serão beneficiados pelo programa 60 empreendedores da região Tocantina, na qual receberão todas as orientações para exercer a função.
Fortalecimento econômico
Para Claudia Vargas Rocha, Gerente de Logística Florestal, a parceria contribui positivamente para a economia local e no desenvolvimento do setor de transporte. “Essa iniciativa se baseia na promoção e aperfeiçoamento das Micro e Pequenas Empresas do setor logístico da região, contribuindo para que os negócios empresariais tenham o impulso certo rumo ao crescimento. A Suzano acredita fortemente no potencial econômico local, por isso, promove ações e busca parcerias sustentáveis que promovam o desenvolvimento a longo prazo.”
Esta nova ação dá continuidade a parceria firmada nos anos anteriores, tornando-se cada vez mais uma ponte para melhorias e novas oportunidades em prol da comunidade em geral. O Programa Semear chega na sua 3ª edição. A primeira edição foi focada na parte de logística de madeira, a segunda no Semear Delas (beneficiando cerca de 40 mulheres, moradoras das comunidades onde a Suzano atua) e agora com foco na capacitação do setor de transporte logístico.