Suzano e TJMS sensibilizam 3,6 mil trabalhadores pelo fim da violência contra a mulher em Ribas do Rio Pardo (MS)

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) realizaram na última terça-feira (30), dentro do canteiro de obras da nova fábr...

8/31/22
|
3
min. de leitura
Suzano e TJMS sensibilizam 3,6 mil trabalhadores pelo fim da violência contra a mulher em Ribas do Rio Pardo (MS)

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) realizaram na última terça-feira (30), dentro do canteiro de obras da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS), ações da campanha Sinal Vermelho. Por meio de oficinas, juízas, juiz e outros membros da Coordenadoria Estadual da Mulher do tribunal falaram a 3,6 mil trabalhadores da obra sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher.

Na ocasião, o público presente recebeu esclarecimentos sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, bem como orientações sobre como identificar do “sinal vermelho” – um xis marcado com batom na mão direita que serve para que mulheres vítimas de violência peçam socorro de forma silenciosa. A campanha Sinal Vermelho, em referência ao símbolo, é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), com adesão do TJMS.

Trazer a campanha para a obra foi uma das ações realizadas no âmbito do Programa Agente do Bem, que a Suzano realiza no município em parceria com o próprio TJMS e a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, além de outras 15 empresas que participam da construção da nova fábrica da Suzano. “Nossa estratégia é fortalecer a cultura de prevenção dentro da obra, estimulando os trabalhadores a entenderem isso como um dever também fora do local de trabalho, expandindo essa consciência para suas famílias e toda a comunidade”, observou Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano no Mato Grosso do Sul.

Juíza da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande e titular da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar presente na oficina, Helena Alice Machado Coelho avalia que a parceria entre o TJMS e a Suzano amplia o alcance da mensagem da campanha Sinal Vermelho. “Com essas ações, estamos contribuindo para aumentar o engajamento social no que diz respeito às mulheres e aos Direitos Humanos de modo geral. Neste sentido, vir até o canteiro de obras e sensibilizar tantas pessoas foi um marco para a campanha no Mato Grosso do Sul”, acrescentou a magistrada, que também integra a AMB Mulheres.

Já a juíza Jaqueline Machado, da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande, que fica dentro da Casa da Mulher Brasileira, dirigiu-se principalmente aos homens trabalhadores sobre não praticar e nem se calar diante de nenhum tipo de violência contra a mulher. “Por muito tempo se pensou que as violências contra as mulheres deveriam ser conversadas e tratadas somente entre mulheres. Se o homem é parte desse problema, ele também precisa ser integrado a essa campanha. Sendo os homens a maioria da força de trabalho na obra, é imprescindível estarmos aqui e termos a possibilidade de impactar tantos trabalhadores”, concluiu.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.