No dia 8 de setembro aconteceu a 3° edição da Corrida, Caminhada e Mountain Bike Suzano Faz Bem, no município de Aracruz, ES. O evento esportivo já se tornou uma marca da Suzano, que é maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto. Com largada na famosa Praça da Casa do Estudante, o encontro reuniu um total de 741 participantes e arrecadou mais de 3 toneladas de alimentos através da inscrição solidária. Os kits de alimentação foram doados a três instituições sem fins lucrativos: Comunidade Bethânia, APAE e Recanto do Ancião.
Ato de solidariedade
Focado em esporte e promoção da saúde, o evento é promovido pela área de Qualidade de Vida da Suzano, que tem Vanessa Prates como analista do setor e uma das principais líderes do projeto. Para ela, não há derrota em uma ação solidária tão grande e, mesmo se tratando de competições esportivas, todo mundo ganha de alguma forma.
"Nosso evento conta mais do que a participação física das pessoas, é um ato de solidariedade e promoção da saúde e atividade física. Todos os inscritos contribuíram com doações a instituições necessitadas, mas eles também ganham exercitando seus corpos e adquirindo um hábito mais saudável. Nós estamos muito felizes com o resultado, afinal conseguimos arrecadar mais de 3 toneladas de alimentos a quem tanto precisa. E ajudar o próximo é o mais importante neste momento, pois só é bom para nós, se for bom para o mundo", declarou Vanessa.
Antes do início das provas, os participantes tiveram um período de preparação, com aquecimento e mesa de café da manhã, mas a manhã de domingo ainda contou com locutor de arena, postos de hidratação, espaço kids e muita música controlada por DJ.
Esporte e alegria
A Suzano Faz Bem foi marcada pela alegria e bom humor dos competidores, o que pôde ser notado nas palavras de Lânia Tessarolo, campeã da prova de Mountain Bike feminina. “Vim brincar um pouquinho, me divertir pedalando e prestigiar o evento na minha cidade. Já é o quarto ano que eu participo, o terceiro em Aracruz, e foi maravilhoso! A cada ano está melhorando mais ainda e a Suzano pegou a prática de organizar esse tipo de evento, tanto no pedal, quanto na corrida e caminhada. Isso é bom porque atende todo mundo. Ano que vem estarei aqui de novo”, garantiu Tessarolo, segurando seu troféu de 1° lugar.
Na prova de corrida masculina, o grande vencedor foi o educador físico Breno Tintore, que enfatizou a importância de ter eventos esportivos em Aracruz e revelou surpresa positiva com a realização da prova. “Já tem dois anos que eu venho correndo, então estou acostumado a fazer corrida. Porém, tem muito evento em Vitória, outras cidades. Quando vi que teria aqui em Aracruz eu vibrei e não podia deixar de participar, né? E tudo aqui superou minhas expectativas. Uma prova muito organizada, o percurso estava bom, o pós-prova aqui também está muito bom. Gostei demais, parabéns Suzano, nota 10”.
Para Gerson Peixoto, consultor de desenvolvimento social da Suzano, conectar a ação do Suzano Faz Bem com a doação de alimentos mostra a importância do apoio mútuo para crescimento social em Aracruz. “Com a ação coletamos mais de 3 toneladas de alimentos que serão doados para instituições de Aracruz. Isso mostra que é possível unir saúde e benefício social. Agradeço ao time de voluntários da Suzano que recebeu e organizou todas as doações”.