
Tendo a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, como patrocinadora, o 11º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Cine.Ema) desembarca em Aracruz nos dias 10 e 11 de outubro, transformando a Praça do Fruta Pão, em Barra do Riacho, numa grande sala de cinema. A programação é totalmente gratuita e irá combinar exibição de filmes nacionais com temática socioambiental, apresentação musical de forró do Trio Maracá e contação de histórias com o Palhaço Passarim.
No dia 10 de outubro (sexta-feira), o festival promove cinco sessões de cinema ao longo do dia, começando às 9h30 e se estendendo até às 17h20, com filmes que retratam a diversidade cultural, conexões com a natureza e os desafios ambientais brasileiros. O encerramento fica por conta da apresentação da banda Trio Maracá às 19h, levando o tradicional forró nordestino para a praça. Já no sábado, 11 de outubro, as atividades se concentram no período noturno, com duas sessões de cinema (17h10 e 18h) seguidas pelo espetáculo de contação de histórias "As Fantásticas Histórias Mágicas", com o Palhaço Passarim, às 19h.
Para os alunos da EEEFM Caboclo Bernardo, haverá ainda oficinas de vídeo e fotografia ao longo de toda a semana (6 a 10 de outubro), ensinando técnicas audiovisuais e promovendo reflexões sobre o próprio território e o meio ambiente. Uma das missões do Festival Cine.Ema – que completa 10 anos em 2025 – é promover o acesso ao cinema, em regiões que muitas vezes não dispõem de salas de exibição, além de apurar o olhar audiovisual e ambiental dos moradores sobre sua própria localidade, engajando novos atores na luta pelas questões ambientais.
Os filmes do Festival também estão disponíveis gratuitamente no site cineema.com.br e o público pode votar em seus favoritos para ganhar prêmios. A programação fica online até dia 13 de outubro. Além da Suzano, o 11º Festival Cine.Ema conta com o patrocínio do Grupo Águia Branca e com o apoio da Reserva Ambiental Águia Branca, da Unimed Sul Capixaba, da Prefeitura de Aracruz e da TVE Espírito Santo. É uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA 10 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)
Local: Praça do Fruta Pão, Barra do Riacho, Aracruz
Sessões de Cinema: 9h30, 10h30, 15h, 16h10, 17h20
19h: Apresentação musical com Trio Maracá
DIA 11 DE OUTUBRO (SÁBADO)
Local: Praça do Fruta Pão, Barra do Riacho, Aracruz
Sessões de Cinema: 17h10, 18h
19h: Espetáculo "As Fantásticas Histórias Mágicas" com Palhaço Passarim
OFICINAS (6 A 10 DE OUTUBRO)
Horário: 7h às 11h
• Oficina de Fotografia (20 vagas)
• Oficina de Vídeo (20 vagas)
Local: EEEFM Caboclo Bernardo
Público: Estudantes da escola