
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou uma ação voltada ao fortalecimento da proteção ambiental e ao combate a incêndios no Território Indígena Apinayé, localizado nos municípios de São Bento do Tocantins e Cachoeirinha (TO).
Em parceria com a Associação União das Aldeias Apinajé (Pempxà), que representa as aldeias do território indígena, a Suzano reafirma seu compromisso com o respeito à autodeterminação dos povos indígenas e seus direitos – incluindo o direito à terra e a consulta livre, prévia e informada (CLPI) –, promovendo a diversidade cultural e a valorização do conhecimento tradicional, estabelecendo um diálogo permanente baseado em transparência, capacitação e mecanismos de escuta.
Como resultado dessa parceria, foram entregues equipamentos para o combate a incêndios florestais e realizados treinamentos técnicos sobre o uso adequado desses recursos, além de boas práticas de prevenção e enfrentamento ao fogo. A ação foi realizada na Aldeia Cocalinho e incluiu a entrega de um drone, uniformes e equipamentos de proteção individual específicos para atuação em situações de incêndio. As atividades foram autorizadas por Antônio Veríssimo da Conceição, liderança da aldeia e secretário da associação Pempxà, e contaram com a presença da equipe de Proteção e Combate a Incêndios Florestais (PCIF) da Suzano, além da participação da brigada florestal do município de Cachoeirinha (TO)
Durante os treinamentos, foram abordados temas como o manuseio seguro do drone para monitoramento de áreas de risco, técnicas de combate direto e indireto ao fogo, e orientações sobre segurança pessoal e coletiva durante as operações. A iniciativa representa um avanço significativo na estruturação das comunidades indígenas para o enfrentamento de incêndios florestais, especialmente em períodos críticos de estiagem.
Diego Carrara, coordenador de Relacionamento Social da Suzano, destaca que o apoio e os investimentos em projetos como esse geram benefícios reais e duradouros para os povos originários e para o meio ambiente. “Ao fortalecer a atuação das brigadas indígenas no combate aos incêndios, contribuímos para a preservação dos territórios tradicionais e para a continuidade do modo de vida dessas comunidades. Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Por isso, estamos comprometidos em caminhar ao lado das comunidades, apoiando soluções que partem delas e que geram impacto positivo para todos”, afirma.
Projeto de Fortalecimento das Brigadas Indígenas no Maranhão
A ação no Território Indígena Apinayé integra os projetos de engajamento do time de Relacionamento Social da Suzano, como parte do Projeto de Fortalecimento das Brigadas Indígenas no Maranhão. Em execução desde 2023, a iniciativa é fruto de uma parceria entre Suzano, Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PrevFogo).
O projeto tem como objetivo contribuir para a conservação dos recursos naturais e a proteção dos territórios indígenas, por meio do fortalecimento das brigadas de combate a incêndios e do apoio às organizações locais, além de reforçar o compromisso da Suzano com o desenvolvimento sustentável, o diálogo e a valorização das comunidades vizinhas às suas operações, promovendo a cooperação e o fortalecimento de capacidades locais voltadas à conservação ambiental e à manutenção da licença social para operar.