A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, finalizou o primeiro processo seletivo para sua nova fábrica de papel tissue, que está sendo construída em Aracruz. O preenchimento das 30 vagas disponíveis nas áreas de operação de conversão e de manutenção mecânica e elétrica revelou um dado significativo: todos os candidatos selecionados residem na região de Aracruz, sendo 60% vindo das comunidades do litoral e indígenas locais. Treze são do Centro de Aracruz, oito da Barra do Riacho, dois da Barra do Sahy, dois de Caieiras Velha, dois de Irajá, um da Vila do Riacho, um do Mar Azul e um da Aldeia Pau Brasil.
O resultado é mais um fator indicativo da missão da Suzano com o desenvolvimento social e econômico das regiões onde atua e um exemplo do alinhamento da empresa com seus valores de diversidade e inclusão. As oportunidades de emprego foram direcionadas destacando a estratégia da Suzano de investir no potencial da mão de obra local e fortalecer a economia do norte do Espírito Santo.
André Victor Arribamar Amaral, Gerente de Gente e Gestão de Bens de Consumo da Suzano, comentou: “Quando abrimos o processo seletivo nós informamos que sairiam na frente as pessoas que acreditassem nos valores da empresa, tivessem iniciativa e perfil protagonista para propor soluções. O efeito está aí, é algo compatível com o que queríamos e estamos satisfeitos pela inclusão de candidatos locais. É um passo importante para criarmos conexão com a comunidade e garantir que nossa nova fábrica não apenas produza excelentes produtos, mas também gere um impacto positivo localmente”.
Treinamento técnico
As pessoas aprovadas foram recrutadas como "treinando", pelo regime CLT, e agora seguirão para o processo de treinamento a fim de obter conhecimento técnico em tissue, que é um material de alta absorção utilizado na fabricação de papéis sanitários e outros. O treinamento é composto por duas etapas: capacitação teórica de conhecimentos na operação específica, com duração de aproximadamente três meses, no Senai de Aracruz; e capacitação prática de conhecimentos técnicos da operação tissue em Cachoeiro de Itapemirim (ES) e em Mucuri (BA), com a mesma duração aproximada.
O Consultor de Relacionamento Social da Suzano, Gerson Peixoto, reiterou o compromisso da empresa com as pessoas em geral. “A Suzano tem um forte compromisso com a diversidade e a inclusão em todas as suas operações, então a gente se dedica em apoiar e valorizar a mão de obra local, pois isso contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade e para a construção de um futuro mais equitativo para todos”, explicou.
A nova fábrica de papel tissue da Suzano visa atender às crescentes demandas do mercado e irá representar uma importante fonte de desenvolvimento e oportunidades para Aracruz.