Suzano inaugura Fábrica de Gelo e gera renda em Nova Viçosa

Estrutura segue conceito sustentável e tem capacidade de produzir 24 toneladas de gelo por dia

9/26/23
|
3
min. de leitura
Suzano inaugura Fábrica de Gelo e gera renda em Nova Viçosa

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, vai inaugurar no dia 06 de outubro, às 15h30, a Fábrica de Gelo de Nova Viçosa (BA), ao lado do Mercado de Peixes, no porto da cidade. A inauguração vai contar com representantes da Cooperativa das Marisqueiras e Pescadores de Nova Viçosa (Coopernovi), da Colônia de Pescadores Z-29, representantes do legislativo municipal de federal, da Prefeitura, das polícias Militar e Civil, além de pescadores, marisqueiros e comerciantes locais.

A fábrica já está em funcionamento desde o dia 14 de julho, mas ainda não foi formalmente apresentada para a sociedade. A estrutura tem capacidade de produção instalada de 24 toneladas de gelo filtrado e escamado por dia, beneficiando mais de 2 mil pessoas de forma direta e indireta, dentre pescadores(as), marisqueiros(as), peixarias, comerciantes e turistas.

Segundo o presidente da Colônia Z-29 e diretor operacional da Coopernovi, Jorge Birindiba, a estrutura é administrada pela própria cooperativa e as sobras serão distribuídas entre os cooperados ou investidas na cooperativa para novas ações que promovam geração de renda e melhoria da qualidade de vida da comunidade pesqueira. "Essa é uma ferramenta importante para o incremento da renda das famílias cooperadas. Sou pescador desde jovem, é uma tradição de família, e fico feliz com esse investimento para as pessoas que vivem da pesca em nosso município", comemora.

Fábrica de Gelo de Nova Viçosa fica localizada ao lado do Mercado de Peixes, no porto da cidade. Foto: Divulgação

A fábrica foi projetada em conceito sustentável, possibilitando um baixo custo operacional. A água utilizada na produção do gelo tem captação e tratamento na própria estrutura, além disso, a instalação de placas fotovoltaicas possibilita a redução dos gastos com energia elétrica em 90%.

"O custo do gelo é composto em mais de 80% de mão de obra, água, energia elétrica e impostos. Conseguimos eliminar os custos com água e energia, possibilitando assim um menor valor de venda do produto aos pescadores, e a sustentabilidade e viabilidade da cooperativa", ressalta Ildeu Linhares, consultor da empresa Controller, contratada pela Suzano para a consultoria de gestão da fábrica.

De acordo com a Coopernovi, a caixa de gelo, que já chegou a ser vendida a R$ 7,00, é comercializada na fábrica a R$ 5,00. Para os pescadores que adquirem acima de 30 caixas de gelo, o produto é fornecido via soprador, um equipamento que leva o gelo até a embarcação por meio de um mangote, facilitando o trabalho do pescador, que não precisa carregar as caixas.

O consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Andreone dos Santos Souza, esclarece que a fábrica está alinhada com o compromisso social da companhia. “Nossos projetos com comunidades vizinhas focam a geração de renda e a melhoria da educação, possibilitando empoderamento, qualidade de vida e autonomia financeira às pessoas. Queremos contribuir para a diminuição da pobreza e buscamos um relacionamento saudável e diálogo aberto com as comunidades”, afirma.

Foto: Divulgação
Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.