A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está ampliando seu modelo de negócio no Estado de São Paulo incluindo em seu portfólio a ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), em função da sua participação na Rede ILPF.
A Associação Rede ILPF é formada e co-financiada por várias empresas e seu objetivo é pesquisar tecnologias de integração, elaborar diagnósticos regionais de viabilidade de ILPF, capacitar profissionais e acelerar uma ampla adoção nas tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta, por produtores rurais, de pequenas, médias e grandes propriedades.
A ILPF é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso, reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas e contribui para a mitigação de gases de efeito estufa, além de oferecer maior conforto animal. Esta tecnologia pode ser realizada em diferentes tipos de cultivo, promovendo benefícios econômicos, ambientais e sociais.
Uma das modalidades de negócios que a Suzano incentiva é a inserção do componente florestal nas áreas ocupadas com pecuária como estratégia para recuperação de pastagens. Além da ILPF, a empresa continua com os modelos de arrendamento, parceria e fomento florestal em sistemas tradicionais de cultivo para atender a diferentes perfis e necessidades dos(as) produtores(as) rurais.
Sendo uma opção para o agronegócio local, o Sistema ILPF visa aumentar a diversidade de produtos comercializáveis das propriedades rurais e, com a introdução das árvores, mitigar ou zerar o balanço das emissões de gases do efeito estufa (GEE) provenientes das atividades agropecuárias. Essa condição permite ao(à) produtor(a) participar de iniciativas voltadas para uma economia de baixo carbono que se alinham com as estratégias da Suzano para contribuir com a descarbonização em âmbito global.
"Participar de iniciativas com a Tecnologia ILPF é extremamente importante para garantirmos o suprimento de fibras, carne e alimentos e gerarmos no planeta as mudanças e os impactos positivos que almejamos. É ir além das nossas divisas de propriedade para disponibilizar para a sociedade mais oportunidades no agronegócio regional. A parceria com a Rede está diretamente alinhada ao nosso compromisso de desenvolver soluções sustentáveis para nossas operações e dos nossos parceiros florestais. Por isso, queremos ampliar a nossa contribuição ao trabalho realizado pela Rede ILPF e gerar sinergias entre os associados no âmbito da pesquisa e tecnologia", afirma Reinaldo Rocha, gerente de Negócios Florestais da Suzano em São Paulo.
A companhia já conta com compromissos voluntários de reduzir suas emissões e ampliar a remoção de gases da atmosfera, os quais compõem os "Compromissos para Renovar a Vida", um conjunto de 15 metas públicas de longo prazo estabelecidas pela Suzano e que podem ser acompanhadas em https://compromissos-renovar-vida.suzano.com.br/
Caravana ILPF
A Caravana ILPF é uma realização da Rede ILPF e das empresas associadas (Suzano, Bradesco, Cocamar, Jhon Deere, Minerva Foods, SOESP, Syngenta, Timac Agro e Embrapa), que tem como objetivo difundir essa Tecnologia e ampliar sua adoção para avançar em novas áreas de Integração no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais de desafios e oportunidades para a Rede nas regiões produtoras do país.
A etapa São Paulo foi realizada na semana de 18 a 22 de setembro e passou pelas cidades de Presidente Prudente, Campos Novos Paulista, Itirapina, São Carlos e Barretos, com visitas técnicas a fazendas, dia de campo e palestras.
No dia 20 de setembro, no município de Itirapina (SP), a Suzano foi a anfitriã do evento e realizou uma visita técnica na Fazenda Passa Cinco do Barreiro, do produtor Norberto Aranha Maia, e apresentou um dos modelos possíveis de ILPF, trazendo a produção florestal como alternativa de renda para o pecuarista.