Suzano inova e cria modelo inédito de descarregamento de madeira em Mato Grosso do Sul

Novo modelo contribui com os resultados ambientais, otimiza o tempo de operação logística e reduz custos A Suzano investe continuamente em inovações que possam maximizar a eficiência na operação, aumentar a competitividade e gar...

12/30/19
|
1
min. de leitura
Suzano inova e cria modelo inédito de descarregamento de madeira em Mato Grosso do Sul

Novo modelo contribui com os resultados ambientais, otimiza o tempo de operação logística e reduz custos

A Suzano investe continuamente em inovações que possam maximizar a eficiência na operação, aumentar a competitividade e garantir a sustentabilidade do negócio. Com essa estratégia, a empresa investiu na implantação do sistema hitch & trip para o transporte de madeira em Mato Grosso do Sul, que tem somado bons resultados operacionais e ambientais.

Esse formato de transporte permite a troca de carretas carregadas por vazias, utilizando o mesmo cavalo mecânico. O sistema está sendo utilizado no modal tritrem (cavalo mecânico + três semi-reboques), reduzindo o tempo de permanência dos veículos no pátio de madeiras.

“A iniciativa modernizou ainda mais nossa operação logística, possibilitou ganho de eficiência operacional e redução de custos. Também reduziu o consumo de diesel e a emissão de poluentes, já que é possível realizar a mesma operação com menor número de caminhões”, afirma Mário Grassi, gerente executivo Florestal da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Com a implantação do sistema, que está em operação desde o dia 1º de outubro, o motorista do caminhão não precisa mais aguardar o descarregamento da madeira no pátio. Agora, o tempo gasto é apenas o utilizado entre o desengate e engate das carretas. O sistema otimizou a operação e reduziu em torno de 40% o tempo de espera no pátio.

“O sistema hitch & trip é mais uma melhoria estratégica implantada pela Suzano após estudos detalhados. Continuaremos em busca de inovação e tecnologia para aprimorar as operações e mitigar os impactos ambientais”, diz Alan Charles Brehmer, gerente de Logística Florestal da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.