Suzano leva conscientização ambiental para alunos do Ensino Fundamental

Campanha acontece no Espírito Santo, Bahia e em outros estados de atuação da empresa

6/21/24
|
4
min. de leitura
Suzano leva conscientização ambiental para alunos do Ensino Fundamental

Durante o mês de junho, a Suzano, por meio da equipe de Inteligência Patrimonial, está percorrendo escolas rurais em todo o Brasil, nas regiões onde tem operações florestais, com a Campanha Guardiões da Floresta. O objetivo é levar conscientização sobre o meio-ambiente para as crianças do Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas e de interação com os profissionais da empresa.

No Espírito Santo, a ação já aconteceu nos municípios de Pedro Canário, Jaguaré e Conceição da Barra. No dia 12 de junho, mais de 50 estudantes do 3ª ao 5ª ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Palmitinho, em Jaguaré, participaram a campanha. A coordenadora pedagógica Cleide Zanelato, elogiou a iniciativa. "Cada vez mais vemos catástrofes naturais acontecendo por ação humana, mas ainda há esperança de um mundo melhor se a gente trabalhar a consciência ambiental desde a base. Nossa escola já faz isso, mas essa ação da Suzano vem reforçar e contribuir com o trabalho escolar", afirma Cleide.

Já na Bahia, a ação foi realizada em Mucuri e Alcobaça. No dia 13 de junho, foi a  vez dos alunos do 3ª ao 5ª ano da Escola Municipal Rural Oliveira Costa, em Mucuri, receberem a campanha. "Neste mês, que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5), a escola está trabalhando o tema em sala de aula, mas receber esse projeto da Suzano enriquece a aprendizagem das crianças. Nossos alunos vivem em comunidades próximas às matas e é de extrema importância essa conscientização desde cedo", afirma a coordenadora pedagógica da instituição, Zenilda Kramer Cordeiro Oliveira.

Durante a ação, que tem mais de três horas de duração, as crianças participam de dinâmicas de interação e conversas com os profissionais da Suzano, onde conhecem a atuação da empresa na área ambiental e a importância da preservação dos recursos naturais. Ao final das atividades, é realizado um concurso de desenho livre e escolhido o melhor desenho de cada turma. A aluna Livia Duarte de Oliveira, do 3º ano da EMEIF Palmitinho, foi uma das ganhadoras. "Eu gostei dessa visita da Suzano, agora eu vou cuidar mais da natureza", diz a aluna de 8 anos.

Em todo o Brasil, a Campanha Guardiões da Floresta já atingiu mais de 500 estudantes e a meta é chegar a 700 alunos impactados nos estados do Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

"Este projeto é mais um aliado no trabalho de conscientização ambiental, que já é realizado pela Suzano nas comunidades vizinhas as operações da empresa. As equipes de vigilância têm feito abordagens diretas nas comunidades, levando orientação sobre a preservação ambiental e divulgando os canais para denúncias de crimes ambientais. Aliado a isso, a ação nas escolas visa a construção de uma geração mais consciente e engajada com as causas ambientais", ressalta Lucio Flavio Gracino, coordenador corporativo de Inteligência Patrimonial na Suzano.

O trabalho nas escolas tem como público-alvo as crianças de escolas rurais localizadas em regiões com alto histórico de ocorrências relacionadas a crimes ambientais, como incêndios à vegetação, caça ilegal e desmatamento, registrados na base de dados da empresa. "A ideia é que as crianças sejam multiplicadoras e reverberem o conceito de Guardiões da Floresta, que diz que todos nós somos guardiões e devemos guardar e proteger o meio ambiente, para o bem comum", afirma Arilson Ribeiro de Siqueira, coordenador de Inteligência Patrimonial no Norte do ES.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.