
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, realizou a Parada Geral 2025 na Unidade de Mogi das Cruzes (SP) entre 10 e 14 de março, com o objetivo de realizar a manutenção preventiva da fábrica, garantindo a produtividade, excelência operacional, desempenho ambiental e segurança dos colaboradores(as) e prestadores(as) de serviço. Durante a ação, foram executados mais de 160 grandes serviços com a contratação de cerca de 31 empresas especializadas, gerando mais de 227 postos temporários de trabalho.
Segundo o Gerente Executivo Industrial da Unidade, William Gonçalves Cruz, o procedimento é fundamental para o bom funcionamento dos equipamentos e o total atendimento às normas de segurança. “A Parada Geral é essencial para garantirmos a nossa excelência operacional, qualidade dos nossos produtos e, principalmente, a segurança de colaboradores(as) e prestadores(as) de serviço. Agora que encerramos com sucesso e sem nenhuma ocorrência mais uma Parada Geral, já vamos iniciar o planejamento da próxima ação”, destaca.
Dentre os serviços executados, foram regularizadas as inspeções dos cilindros secadores yankees das máquinas de papel – cilindros aquecidos que secam e suavizam o papel – e da caldeira de biomassa, requisito legal estabelecido por meio da Norma Regulamentadora 13 (NR-13), que regulamenta a segurança dos(as) trabalhadores(as) em caldeiras e vasos de pressão. A caldeira de biomassa, essencial para a secagem do papel, destaca-se pela eficiência energética, redução da dependência de combustíveis fósseis e mitigação das emissões de gases de efeito estufa por meio da queima de resíduos orgânicos.
Para garantir a segurança e saúde dos(as) colaboradores(as) e prestadores(as) de serviço durante a parada, a Suzano seguiu diretrizes preventivas. O time de Segurança do Trabalho acompanhou todo o processo, monitorando as atividades e incentivando comportamentos seguros. Além disso, a empresa distribuiu um guia on-line com orientações, incluindo todas as medidas preventivas necessárias e destacando a importância do uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Proteção Coletiva, conforme a atividade.
Economia aquecida
A Parada Geral contribui para o aquecimento da economia local ao gerar empregos na cidade e em outras regiões, beneficiando setores como hotelaria, alimentação e transporte com a chegada de profissionais de diferentes estados e do exterior.
“A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e a realização da Parada Geral vem ao encontro desse direcionador, já que a ação é essencial para as nossas operações, para a segurança dos times e ainda contribui com a economia local”, finaliza o Gerente Executivo.