
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, participou nesta quarta-feira, 8 de outubro, em São Luís (MA), da formatura do programa Formando e Cozinhando. A iniciativa faz parte dos programas sociais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), e tem como objetivo promover a capacitação profissional na área da culinária para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ampliando oportunidades de trabalho e geração de renda.
O Formando e Cozinhando integra o projeto Empreendendo o Futuro, desenvolvido pela Aliança Empreendedora, organização social que há mais de 20 anos apoia microempreendedores em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil; e financiado pela Suzano.
A empresa, como parceira estratégica do Empreendendo o Futuro, tem papel fundamental no financiamento e na ampliação do impacto do programa, garantindo que as participantes do Formando e Cozinhando também tenham acesso a formações em empreendedorismo e a mentorias. Essa integração fortaleceu a proposta da SEDES, que passou a contemplar, além da capacitação em gastronomia, ferramentas de empreendedorismo capazes de transformar trajetórias de vida e aprimorar os negócios que estão se iniciando.
No total, 120 mulheres das cidades de Açailândia e São Luís, receberam formação empreendedora, mentorias e apoio direto para a geração de renda, contribuindo para o fortalecimento da autonomia financeira e do protagonismo feminino nas comunidades.
Durante a cerimônia de formatura, foi realizado o sorteio de 15 kits de apoio, cada um contendo 1 forno elétrico e 1 batedeira, além da entrega de 15 jogos de assadeiras e 15 luvas térmicas, como incentivo para o início das atividades profissionais das formandas.
Segundo André Becher, gerente de Sustentabilidade da Suzano, o apoio à iniciativa da Aliança Empreendedora está alinhado às metas de longo prazo da companhia, que busca contribuir diretamente para a transformação social nas regiões onde atua.
“Como parte das metas de longo prazo da empresa, pretendemos, até 2030, contribuir para que 200 mil pessoas, residentes nas regiões onde a Suzano está presente, saiam da linha da pobreza. Para que isso aconteça, é essencial apoiar iniciativas voltadas à geração de renda e à educação, como o projeto Formando e Cozinhando”, afirma André.