
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, foi destaque na 15ª edição do Congresso Maranhense de Recursos Humanos (COMARH). A empresa conquistou dois troféus no Prêmio Ser Humano, iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Maranhão que reconhece as melhores práticas de gestão de pessoas no Estado.
O evento, realizado em São Luís, celebrou projetos inovadores que promovem ambientes de trabalho mais humanos, diversos e sustentáveis. A Suzano foi premiada nas seguintes categorias: 1º lugar na categoria Desenvolvimento - Grandes Empresas, com o Programa de Aceleração de Carreiras de Mulheres; e 3º lugar na categoria Excelência Operacional - Grandes Empresas, com o Projeto de Cultura da Florestal Maranhão.
Cultura e gênero
Lançado em 2023 na unidade industrial de Imperatriz (MA), o Programa de Aceleração de Carreiras de Mulheres tem como objetivo impulsionar o protagonismo feminino e o avanço técnico e competências comportamentais (soft skills) para mulheres em todos os níveis hierárquicos, fortalecendo a equidade de gênero na indústria. A iniciativa, que segue até 2025, inclui trilhas de desenvolvimento, mentorias e apresentação de projetos Kaizen elaborados pelas participantes.
Já o Projeto de Cultura da Florestal Maranhão, realizado em 2024 com a parceria da consultoria Betânia Tanure Associados (BTA), tem como objetivo promover a disseminação da cultura Suzano de forma transversal, alcançando todos os níveis da operação florestal. O projeto segue em andamento com ações estruturadas para fortalecer valores, engajamento e práticas de sustentabilidade e segurança do trabalho no dia a dia das equipes de campo.
Compromisso com as pessoas
Para a Suzano, as conquistas reforçam seu direcionador de “Gerar e Compartilhar Valor” e traduzem o compromisso com o desenvolvimento de pessoas. “Esses prêmios refletem o empenho e dedicação do nosso time em criar soluções que geram impacto, transformam vidas e fortalecem nossa cultura. É um reconhecimento que nos motiva a seguir acreditando no potencial das nossas pessoas para continuar gerando e compartilhando valor com colaboradores, colaboradoras e comunidades do entorno”, destaca Eliane Melo, consultora de Gente e Gestão na Suzano.