A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, criou o programa Somar PcD para promover a equidade, a diversidade e a inclusão, e investir no desenvolvimento de pessoas com deficiência por meio de qualificação profissional. O programa, além de oferecer capacitações, possibilita que os(as) participantes possam fazer parte de futuros processos seletivos na companhia, conforme disponibilidade de vagas, e em outras empresas, fomentando a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Entre os anos de 2021 e 2022 foram capacitados cerca de 120 novos(as) profissionais. O programa, realizado em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), oferece cursos de capacitação direcionados para as oportunidades disponibilizadas pela empresa, gerando mais qualificação profissional e alternativas para que as pessoas saiam da linha da pobreza, em linha com um dos seus compromissos para renovar a vida de ajudar a diminuir a pobreza. A Suzano também tem o compromisso de proporcionar um ambiente 100% inclusivo e acessível para o público PcD em suas fábricas e escritórios até 2025.
“A falta de capacitação pode ser um impeditivo para que esses profissionais acessem mercado de trabalho. Por isso, criamos o Programa Somar PcD, para propiciar oportunidades às pessoas com deficiência nas regiões onde atuamos, possibilitando após a formação participarem de processos seletivos da empresa e buscarem vagas no mercado de trabalho. Acreditamos que é necessário promover as mudanças que almejamos, e criar ambientes diversos reflete positivamente na sociedade e traz bons resultados para os negócios. Esta é uma das diversas iniciativas que reforça um dos nossos direcionadores de Cultura: só é bom para nós, se for bom para o mundo”, explicou Rachel Velloso, gerente de Gente e Gestão da Suzano.
Na região de Limeira, o curso teve início em julho deste ano e, durante a formação, além das aulas ministradas pelo Senai de Americana (SP), os(as) participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita na unidade da empresa para conhecer as instalações e os processos de produção. A turma se formou no final de agosto, em um evento que contou com a participação dos onze formandos(as), familiares e de representantes da Suzano e do Senai.
“Após a participação no programa, os alunos terão a oportunidade de participar de processos seletivos para as posições abertas na companhia”, pontua Rachel.
Equidade e oportunidade
Entre sorrisos e a sensação de missão cumprida, os participantes do programa ressaltam a importância de iniciativas como o Somar PcD em prol das pessoas com deficiência. Para o cuidador de idosos, Paulo Ricardo Moreira de Jesus, 29 anos, participar do programa possibilitou uma nova formação, opções para ingressar no mercado de trabalho, e uma quebra de barreiras e paradigmas.
“Sem dúvidas, foi um divisor de águas. Acredito que a partir do programa, grandes transformações serão possíveis. Eu almejo não somente uma oportunidade de trabalho, mas também o reconhecimento da minha capacidade profissional, e sobretudo, como pessoa”, afirmou Paulo.
Já o tecnólogo ambiental, Eduardo Siqueira Souza, 42 anos, afirma que o programa é importante por promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
“Acredito que todos ganham com essa iniciativa, nós, a sociedade em geral, e a empresa. Tenho grandes expectativas após o curso. E pra mim, é nítido as mudanças em todos que passaram por aqui, as pessoas saem transformadas”, destacou.