Para garantir a segurança, boas condições de tráfego e melhoria dos acessos às comunidades rurais, a Suzano realiza a manutenção rotineira das estradas rurais nos municípios onde a empresa tem base florestal, localizados no extremo sul da Bahia, norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais. De acordo com dados da companhia, todos os meses são realizados em média 400 quilômetros de patrolamento em estradas vicinais, além de manutenções de pontes, bueiros, aterros e barramentos ao longo das vias.
Conforme o gerente de Logística Florestal da Suzano, Ruffo Maia Filho, os serviços em vias municipais são feitos após solicitação das comunidades e prefeituras. "Por meio da atividade de terraplanagem realizamos a melhoria das estradas vicinais deterioradas. Para esse serviço, adicionamos uma camada de material argiloso, tratamos e compactamos, objetivando melhorar a sustentação e durabilidade da via, diminuindo o risco de acidentes e melhorando o acesso às comunidades", explica Ruffo.
O serviço já foi realizado em 19 municípios, sendo 10 na Bahia, são eles: Itamaraju, Teixeira de Freitas, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, Lajedão, Ibirapoã e Medeiros Neto. Além de Pedro Canário (ES), Montanha (ES), Pinheiros (ES), São Mateus(ES), Nanuque (MG), Carlos Chagas (MG), Teófilo Otoni (MG), Itaobim (MG) e Carbonita (MG).
O produtor rural Vanuilson José Zanardo, que mora na comunidade de São Sebastião, em Teixeira de Freitas, relata que a estrada que dá acesso ao local foi totalmente recuperada há cerca de um mês. "Essa é uma via importante para o escoamento da produção rural e nossa principal ligação com a cidade. Por conta das condições ruins da estrada após as chuvas, fizemos um ofício para a Suzano solicitando a manutenção e fomos prontamente atendidos. A empresa fez o cascalhamento, compactou o solo, tapou os buracos e acertou os desníveis. Facilitou muito a nossa vida por aqui", conta o produtor, que produz café, mamão e coco na região.
A Suzano também realiza melhorias em vias pavimentadas e de alto fluxo, por meio de ações conjuntas como Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e os Governos Estaduais. As parcerias contribuem com a manutenção da drenagem, da sinalização vertical e com operações tapa-buracos executadas em rodovias federais, como também operações tapa-buracos em rodovias estaduais, em cooperação com as secretarias de infraestrutura dos estados.
"Utilizamos as placas de sinalização fixas ou moveis sempre que estamos com o transporte ativo, em entradas de vias com alto fluxo ou avaliado a necessidade. Também colocamos redutores de velocidade (lombadas) sinalizados próximos às comunidades e em estradas vicinais", ressalta Ruffo Maia.
Monitoramento de frota e treinamento
A Suzano investe em tecnologia de ponta e elevadas medidas de segurança no transporte de madeira, além da reciclagem e treinamento dos motoristas e busca constante por projetos que possam reduzir as viagens entre as áreas florestal e industrial.
Todos os veículos possuem câmeras internas e externas, que geram alertas de fadiga ou comportamental. A frota é gerenciada por telemetria embarcada, que monitora 24h por dia, 365 dias por ano, com atenção na segurança e cumprimento ao planejamento para abastecimento fabril. Registros de ocorrências, panes elétricas, mecânicas ou qualquer situação de emergência com a frota, são reportadas pelos motoristas através de terminal embarcado para a Central de Monitoramento, que aciona equipes de manutenção e operacional para apoio.
A empresa também disponibiliza salas de estimulação 24horas, alocadas em pontos estratégicos para atender o nível de fadiga, estimular atividades motoras, testes de atenção, aferição de pressão arterial e glicose. Ao longo do ano também são realizadas campanhas educativas sobre a condução segura, dentre outras ações envolvendo as equipes próprias e prestadoras de serviços.