Suzano reforça liderança setorial e compromisso com o desenvolvimento sustentável na Show Florestal 2025

Companhia participa de painéis estratégicos sobre inovação e avanço do setor florestal no Congresso Florestal MS e no Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais

8/22/25
|
3
min. de leitura
Suzano reforça liderança setorial e compromisso com o desenvolvimento sustentável na Show Florestal 2025

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, marca presença na edição de 2025 da Show Florestal, maior feira florestal do Brasil, realizada de 19 a 21 de agosto em Três Lagoas (MS). A companhia será representada por dois de seus principais executivos da área florestal: Douglas Seibert Lazaretti, vice-presidente Florestal da Suzano, e Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Unidade de Ribas do Rio Pardo. O evento reúne empresas, especialistas e líderes do mercado para promover inovação, fomentar negócios e impulsionar o crescimento da cadeia produtiva das florestas plantadas, com foco especial na região, um dos maiores polos mundiais do setor.

Dentro da programação do evento, a Suzano terá participações estratégicas em dois momentos importantes. No dia 18 de agosto, durante o Congresso Florestal MS, evento que é referência nacional para o debate sobre o desenvolvimento florestal e industrial do estado, Douglas Seibert Lazaretti, vice-presidente Florestal da Suzano, integrará o painel “O Vale da Celulose no Brasil: status dos megaempreendimentos florestais”. Ele apresentará os avanços e perspectivas do setor em uma das regiões mais estratégicas para a silvicultura brasileira.

“Eventos como a Show Florestal são fundamentais para promovermos um debate qualificado sobre os caminhos da silvicultura no Brasil, especialmente diante dos desafios relacionados à inovação, sustentabilidade e competitividade do setor. Estar presente nessa agenda, em Três Lagoas, cidade que tão bem nos acolheu há 16 anos e onde temos em operação a maior unidade de produção de celulose do mundo, reforça o compromisso da Suzano com o desenvolvimento sustentável e com o avanço tecnológico das operações florestais no país”, afirma Douglas Seibert Lazaretti ao destacar o papel estratégico da companhia no fortalecimento do setor.

Paralelamente à Show Florestal, ocorre o Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais, evento que destaca as principais tendências e soluções tecnológicas transformadoras para a cadeia produtiva florestal no Brasil. No dia 20 de agosto, Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, será palestrante no painel “Inovações e Tecnologias Aplicadas nas Operações de Colheita e Logística Florestal”.

“Temos direcionado esforços consistentes para integrar inovação, eficiência operacional e responsabilidade socioambiental em toda a nossa cadeia de produção florestal. Participar de um evento técnico com relevância nacional como este nos permite compartilhar experiências, ampliar conexões com outros atores do setor e contribuir para o fortalecimento da economia local e da silvicultura como um todo”, complementa Rodrigo Zagonel.

Consolidação da Suzano em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é hoje o maior produtor e exportador de celulose do Brasil, conquista pela qual a Suzano se orgulha de fazer parte, sendo uma das primeiras a investir no potencial florestal do estado. A jornada da Suzano em MS teve início em 2009, com a inauguração da primeira fábrica em Três Lagoas, com capacidade inicial para 1,3 milhão de toneladas de celulose ao ano. Em 2017, a unidade ganhou uma segunda linha, elevando a produção total para 3,25 milhões de toneladas anuais, se consolidando como a maior em produção de celulose do mundo.

Em 21 de julho de 2024, a companhia deu um passo histórico com o início das operações da terceira unidade no estado, localizada em Ribas do Rio Pardo. Esta fábrica, a maior linha única do mundo, possui capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose anualmente. Com suas três plantas em operação, a Suzano atingiu uma capacidade instalada total de 5,8 milhões de toneladas por ano em MS, consolidando sua posição como maior produtora da região e gerando cerca de 9 mil empregos diretos, entre colaboradores próprios e terceiros.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.