Suzano reforça seu compromisso com a prevenção de incêndios florestais e orienta sobre o importante papel da população nesse combate

Altas temperaturas e estiagem agravam o risco de incêndios; empresa destaca importância da colaboração da população

9/13/24
|
4
min. de leitura
Suzano reforça seu compromisso com a prevenção de incêndios florestais e orienta sobre o importante papel da população nesse combate

Com as altas temperaturas e a previsão de severa estiagem para os próximos dias, o Brasil enfrenta uma situação crítica com o aumento das queimadas. A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, reforça seu compromisso com a preservação ambiental e destaca a importância da população na adoção de medidas preventivas contra incêndios florestais que ameaçam os ecossistemas, causam grandes prejuízos e colocam em risco vidas humanas e animais.

De acordo com dados do Banco de Queimadas (BDQueimadas) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no Estado de São Paulo, um dos dez estados com o maior número de focos de queimada, foram registrados 737 focos de incêndio somente nos primeiros sete dias de setembro, um aumento de mais de 90% em relação ao mesmo período de agosto.

A Suzano dispõe de uma ampla estrutura e tecnologia de ponta destinadas à prevenção e ao combate de incêndios florestais em São Paulo. São 140 brigadistas e mais de 2,1 mil pessoas preparadas para atuar em operações de combate a incêndio e outras urgências, além de uma frota que inclui caminhões-pipas entre outros veículos e equipamentos.

A empresa possui ainda 19 câmeras de alta resolução instaladas em torres e distribuídas em pontos estratégicos de suas áreas florestais com imagens transmitidas em tempo real, 24 horas por dia, para uma central de monitoramento, proporcionando uma vigilância contínua.

O que a população pode fazer para prevenir incêndios?

• Evite o uso de fogo em qualquer circunstância : pequenas chamas podem rapidamente se transformar em grandes incêndios, especialmente em áreas secas e florestais.

• Não descarte bitucas de cigarro no solo : bitucas mal apagadas são uma das principais causas de incêndios em vegetações.

• Descarte o lixo adequadamente: materiais como vidro e latas podem concentrar a luz solar e iniciar incêndios.

• Respeite o fechamento de áreas protegidas: siga as orientações das autoridades para garantir a segurança pessoal e ambiental.

• Comunique focos de incêndio rapidamente: ao avistar um foco de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou órgãos de defesa ambiental.

• Não solte balões: além de ser extremamente perigoso, soltar balões é crime, conforme a legislação brasileira.

• Em áreas rurais, crie barreiras de proteção com aceiros: essas barreiras ajudam a impedir a propagação das chamas.

• Não combata focos de incêndios sem o treinamento específico. O risco de se machucar ou agravar a situação é muito alto. Sua vida e a dos outros são mais importantes.

• Em caso de incêndio próximo a sua residência mantenha a calma, reúna os familiares, pegue apenas os documentos pessoais e siga para um local seguro.

Canal aberto com a população

A Suzano também possui um canal aberto com a população para que sejam comunicadas ocorrências de focos de incêndios em florestas de eucalipto ou nativas nas áreas da empresa por meio de ligação gratuita para o número 0800 203 0000, com atendimento 24 horas, ou mensagem via WhatsApp para o número 14 9 8828 3739.

As ações de prevenção nas comunidades são realizadas por meio do projeto "Guardiões da Floresta", desenvolvido pela área de Inteligência Patrimonial da Suzano, que tem como objetivo promover a preservação ambiental e a conscientização de todos sobre a importância da conservação da flora e fauna nas comunidades onde a empresa atua, por meio de abordagens preventivas e educativas em prol do desenvolvimento sustentável.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.