Suzano renova parceria com o projeto GAMT e amplia formação de jovens para o mercado de trabalho em Caçapava (SP)

Renovação garante novas turmas e prevê capacitação técnica e comportamental para até 40 participantes, com foco em empregabilidade e desenvolvimento socioemocional.

12/5/25
|
3
min. de leitura
Suzano renova parceria com o projeto GAMT e amplia formação de jovens para o mercado de trabalho em Caçapava (SP)

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos feitos a partir do eucalipto, renovou a parceria com o Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos (GAMT) para dar continuidade ao programa de formação de jovens em Caçapava Velha (SP). A iniciativa, que integra o programa Falando de Sustentabilidade e promove ações sociais, culturais e ambientais nos municípios onde a companhia atua, já atendeu 63 participantes entre 16 e 21 anos e deve alcançar aproximadamente mais 40 jovens nas próximas turmas, reforçando o compromisso da empresa com a geração de oportunidades e o desenvolvimento das comunidades locais.

Com a renovação, o projeto seguirá oferecendo capacitação técnica e socioemocional, preparando jovens para ingressar no mercado de trabalho com competências essenciais, como comunicação assertiva, postura profissional, trabalho em equipe, protagonismo, organização e resolução de problemas. A formação inclui oficinas práticas, atividades de desenvolvimento comportamental e vivências que aproximam os participantes do ambiente corporativo, fortalecendo a autonomia, senso crítico e visão de futuro.

“Estamos comprometidos em contribuir para que jovens tenham acesso a formação qualificada e oportunidades reais de desenvolvimento, alinhados ao nosso direcionador de que só é bom para nós se for bom para o mundo. A renovação desta parceria reforça nosso compromisso com a educação e com o fortalecimento das comunidades, criando caminhos de futuro e ampliando o impacto social positivo nas regiões onde atuamos”, afirma Joana Mamedes, coordenadora de Relacionamento Social da Suzano.

Vivência na prática

Como parte das atividades previstas no programa, os(as) jovens da turma atual tiveram uma experiência prática nas operações florestais da Suzano, ao visitarem uma área de plantio em Caçapava (SP), durante o mês de outubro. A atividade proporcionou que os(as) participantes conhecessem de perto o funcionamento da cadeia produtiva da companhia, conectando os aprendizados teóricos à realidade do campo. Durante a visita os(as) jovens puderam acompanhar etapas como o plantio, corte e manutenção das áreas florestais, conheceram as máquinas utilizadas e a estrutura organizacional envolvida nas operações. A vivência contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como autonomia, responsabilidade e visão crítica sobre o mercado de trabalho, além de ampliar o repertório profissional dos participantes e possibilitar que conhecessem o programa de aprendizagem.

A iniciativa cumpre seu propósito de ampliar oportunidades e preparar jovens para o mercado de trabalho, como relata Maria Heloísa: “Conheci o GAMT por meio das minhas primas, que participaram do projeto e conquistaram oportunidades de trabalho. Elas me incentivaram a entrar também, e desde

então tem sido uma experiência transformadora. As formações semanais têm me ensinado muito, aprendi a enviar e-mails, montar um currículo, me apresentar com segurança, me portar em entrevistas de emprego e muito mais. A cada encontro, adquirimos novos aprendizados para a vida profissional. Sou muito grata ao projeto por proporcionar uma vivência tão enriquecedora para tantos jovens.”.

Compartilhe

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.