Home / Sustentabilidade

Sustentabilidade

A sustentabilidade está no nosso dia a dia e faz parte da nossa estratégia para hoje e para o futuro. Trabalhamos para ser uma empresa competitiva e protagonista na transformação da nossa cadeia de valor e da sociedade.

Queremos ajudar a tornar a vida de cada pessoa mais sustentável por meio de nossos produtos. E que elas saibam que trabalhamos para gerar impactos positivos a partir de uma atuação responsável.

Na cadeia

Atuamos em toda nossa cadeia para garantir a eficiência de recursos, além da redução de resíduos e impactos ambientais – da muda de eucalipto ao produto final. Mas vamos além: buscamos o diálogo e o olhar de sustentabilidade para a relação com nossos colaboradores e clientes, parcerias com fornecedores e processos financeiros.

No meio ambiente

Investimos na preservação de mais de 900 mil hectares de mata nativa, área equivalente a 900 mil campos de futebol, e realizamos um dos maiores programas de restauração do Brasil. Nossas iniciativas ambientais contribuem para a regulação do clima e a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, além de manutenção de solos, rios e suas nascentes.

Nas pessoas

As pessoas são nossa motivação, e queremos ajudar a desenvolvê-las, dentro e fora da empresa. Respeitamos a diversidade de nossos colaboradores e trabalhamos para que sejam protagonistas de seus objetivos profissionais. Nossos projetos com comunidades vizinhas focam a geração de renda e a melhoria da educação, possibilitando empoderamento, qualidade de vida e autonomia financeira às pessoas. Buscamos o relacionamento saudável e o diálogo aberto com as comunidades onde estamos, ONGs, movimentos sociais, poder público e outras empresas.

Instituto

Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano para contribuir com a construção de um hoje e amanhã melhores. O Ecofuturo se dedica à conservação de áreas naturais e à promoção do conhecimento e, entre os principais projetos, está a gestão do Parque das Neblinas, reserva ambiental de 7 mil hectares de Mata Atlântica.

• +1.200 espécies já registradas no local, sendo quatro novas para a ciência e 24 com algum grau de ameaça

• 530 nascentes protegidas

• Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

• Reconhecido pelo Prêmio Brasil Ambiental 2006, da AMCHAM, na categoria florestas pela defesa e conservação da Mata Atlântica; Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza 2019, na categoria Melhor Exemplo em Biodiversidade; e Prêmio Muriqui 2021, na categoria Pessoa Jurídica.

Estratégia de

Sustentabilidade

Suzano

Entendendo a complexidade dos desafios e as oportunidades que existem, realizamos um processo de construção de nossa estratégia de forma colaborativa, considerando a multiplicidade de visões de nossos públicos de contato. Assumimos, então, o compromisso de ampliarmos nosso papel na cadeia de valor e na sociedade com metas de longo prazo, que norteiam a nossa Estratégia de Sustentabilidade para os próximos dez anos, período que a Organização das Nações Unidas (ONU) chama de "A Década da Ação".

Até 2030, nós vamos:

Ser ainda mais
climate positive:

Remoção líquida de 40 milhões de toneladas de carbono na atmosfera 1

Mitigar o problema da distribuição de renda:

Tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza em nossas áreas de influência.

Substituir plásticos e derivados do petróleo:

10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável

1 Balanço entre remoções e emissões (escopo 1, 2 e 3).

Relatório de Sustentabilidade

Navegue pelos nossos últimos Relatórios e conheça os principais
projetos e iniciativas dos primeiros anos de gestão da Suzano S.A.

2022-05-26 05:32:16