A gente sabe que cada um tem características únicas. A soma de todas elas nos faz plurais. A Suzano tem a diversidade e a inclusão como premissas para ser uma empresa melhor a cada dia e busca a evolução no tema constantemente.

Por ocuparmos um território tão vasto em um país tão diverso, reconhecemos a importância de refletir em nosso time a pluralidade de nossa sociedade, que se expressa em: identidades de gêneros, etnias e raças, faixas etárias, orientações sexuais, nacionalidades, crenças, deficiências físicas, intelectuais, entre outras.

Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e que valorizar a diversidade e promover a inclusão significa assegurar um ambiente de trabalho de respeito e ética, que garante que cada um possa plenamente ser quem é e desenvolver seu potencial completo. Nós também acreditamos que cada pessoa é um mundo de possibilidades e um time mais diverso amplia a capacidade da empresa de compreender e responder as demandas do mercado e da sociedade.

E para estimular o tema na organização, contamos com o Plural, um movimento orgânico de pessoas interessadas em promover a diversidade e inclusão, que realiza ações por meio de cinco grupos de afinidades na companhia:

Cultivar a
DIVERSIDADE
nos fortalece!

Mulheres (inclusão de gênero)

LGBTI+ (inclusão de pessoas LGBTI+)

Negros(as) (inclusão étnico racial)

Gerações (inclusão e sinergia entre as diferentes faixas etárias)

Pessoas com Deficiência (inclusão de pessoas com deficiência)

Ananda Sa Dias

Gerente de Operações Comerciais

“Me orgulho muito em falar sobre o movimento de Diversidade na Suzano, pois estive presente desde as primeiras discussões e pude acompanhar o crescimento que este tema vem tendo ao longo dos anos. Me brilha os olhos ver a empresa unida em prol de discussões de inclusão e equidade, buscando tornar a Suzano uma empresa com mais oportunidades para todos.”

Nossos

Compromissos

Em 2019, assinamos quatro compromissos públicos que conversam tanto com as
nossas metas de longo prazo como com os nossos valores organizacionais:

Somos signatários desse movimento empresarial com o objetivo de aprimorar nossas práticas de gestão, combater a LGBTQIA+ fobia e atuar em conjunto com outras empresas para impactar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade.

Os Princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.

Movimento formado por empresas e instituições para a promoção da inclusão racial. Com o objetivo da igualdade étnico-racial e foco na promoção e desenvolvimento de carreira e preparação de profissionais negros para a alta liderança.

Movimento lançado pela Rede Brasil do Pacto Global que visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança (a partir de gerência-sênior). Nele, nos comprometemos com a meta de 30% de mulheres em cargos de liderança sênior até 2025. 

Nossas

Metas

De longo prazo

Para nós, trabalhar a diversidade e inclusão é, além de um dever, uma estratégia de negócio.
Por isso nos comprometemos com as metas:

Alcançar

30% de mulheres

em posições de liderança até 2025

Alcançar

30% de negros

em posições de liderança até 2025

Alcançar

100% de acessibilidade e ambiente inclusivo

com zero preconceito presenciado ou vivido contra pessoas com deficiência até 2025

Alcançar

100% ambiente inclusivo com zero preconceito

presenciado ou vivido contra LGBTI+ até 2025

Benefícios inclusivos

Para colaboradores

Licença casamento para casais homoafetivos

Licença maternidade

Pagamento de auxílio creche para casais homoafetivos

A cartilha da diversidade

Criamos uma cartilha de diversidade para conscientizar nossos colaboradores (as) e a sociedade sobre a valorização da diversidade e inclusão e sobre a essencialidade do respeito às pessoas em qualquer situação. Respeitar a diversidade significa respeitar as pessoas e tudo que as torna únicas e possibilitar que elas possam ser quem são onde quer que estejam. 
Para garantir que o tema seja prioridade dentro da nossa empresa, além deste conteúdo, definimos que diversidade e inclusão é um dos atributos do perfil do líder Suzano, ou seja, é o que esperamos de quem trabalha conosco e é com base nisso também que reconhecemos o impacto das pessoas por aqui. 

Política

de diversidade

Também temos uma política de diversidade, que determina as diretrizes relacionadas ao movimento Plural e ao tema dentro da Suzano:

Atividades

Confira algumas de nossas atividades que acontecem na Suzano

Aprendemos com nossos

Colaboradores (as)

Não falamos por eles(as)

Vinicius Inacio Pereira Cunha

Analista Suprimentos Jr

“Com 15 mil colaboradores próprios, temos uma pluralidade de diferenças e semelhanças que definem cada um, tornando-o único. Assim, unindo todos, temos um papel preponderante quando o assunto é diversidade e inclusão, mostrando para nossa cadeia de valor que mais que direcionadores de cultura, estes temas promovem produtividade, competividade e clima organizacional mais favorável capaz de estimular um crescimento sustentável e mais acelerado para todas as partes, afinal cultivar a diversidade nos fortalece.”

Kassio Araujo Castro de Carvalho

Analista Recursos Humanos

“Sou muito grato por fazer parte de uma companhia que reconhece a desigualdade estrutural e constrói metas sustentáveis! Como homem gay e negro, posso afirmar que a cultura da Suzano tem um grande impacto nas minhas entregas e desenvolvimento. O movimentos PLURAL fortalece o orgulho em pertencer de todos os grupos, inclusive dos minorizados pela sociedade.”

Esperança Simão Cassule

Auditora de processos

Ser mulher negra é ter resistência e resiliência de poder vencer as vicissitudes todos os dias. Mulher negra é potência. Aqui na Suzano, no plural eu encontro mulheres, negras como eu, que através de suas experiências, vivências e inteligências me inspiram e me incentivam a ser uma pessoa melhor e consequentemente ter um mundo e uma Suzano mais diversA e inclusiva”

Heloisa Amurov

Sustentabilidade Institucional, SP | Co-líder do Plural (GA LGBTI+)

“Admiro o papel de transformação da Suzano na sociedade cada vez mais. É um orgulho para mim, enquanto mulher lésbica, poder trabalhar em um ambiente onde eu possa ser respeitada, aceita, valorizada e possa também engajar o restante da empresa sobre a causa LGBTQIA+, transformando vidas”.

Larissa Borges

Gerente Operações Comerciais – SP

Sou muito feliz em trabalhar na Suzano! Consigo conectar o meu propósito e meus valores pessoais com os da empresa.

O PLURAL é o maior exemplo disso! Exemplo de um movimento voluntário e orgânico que encontrou seu espaço dentro da empresa e vem crescendo a cada ano. O movimento de diversidade da Suzano junto com outras ações sociais de combate à desigualdade, preocupação com mudanças climáticas e compromisso com a biodiversidade constroem, de fato, uma empresa que planta um futuro melhor e mais inclusivo!

Kaliano Souza dos Santos

Assistente Administrativo, Aracruz

“Trabalhar na SUZANO é um orgulho imenso e, fazer parte do programa PLURAL, dentro da instituição, é de fundamental importância para que possamos fazer a multiplicação e assim gerar um ambiente de trabalho mais inclusivo. Foi através do Plural que muitos puderam conhecer um pouco da minha história de superação. Espero poder contribuir muito ainda com este programa, compartilhando ideias e colocando em pratica a experiencia vivida, para que as pessoas possam enxergar o PLURAL em sua totalidade. Faça parte você também. Venha conosco.”

Erica Sfalsin

Analista de Excelência Operacional, Aracruz

“Ver o quanto a Suzano tem investido em um ambiente inclusivo e diverso é gratificante. Cada vez mais, nós mulheres, estamos ganhando espaço e oportunidade para mostrar que somos capazes de estar onde queremos estar. Um negócio que antes era dominado por homens, hoje já se mostra um ambiente de respeito e colaboração, onde todos trabalham juntos, de igual para igual, em busca de um único resultado.”

Beatriz Ottoni Azevedo Porto Miranda

Engenheira de Produção, Aracruz

“É gratificante trabalhar numa empresa que viu na diversidade uma forma de tornar a equipe mais forte e criativa, respeitando as diferenças para que cada um de nós possa ser quem é, independente de onde esteja ou cargo que ocupa. O movimento PLURAL tem papel fundamental na conscientização das “barreiras invisíveis”, promovendo a autorreflexão e o orgulho em pertencer.”

Paula Telles Oliveira

Analista de Excelência Operacional SR na Unidade Jacareí.

“Fazer parte do Plural é, para mim, estar conectada com o que acredito! Combustível para que a cada dia eu me esforce ainda mais para evoluir como ser humano. E eu vejo que a evolução acontece quando eu me conecto com pessoas e também quando todos nós temos a liberdade para ser quem realmente somos. Vejo que nosso programa de Diversidade e Inclusão é o que torna isso tudo possível, porque traz à tona as barreiras que não estávamos vendo, nos permite compreender onde estamos e, a partir disso, nos possibilita criar uma nova realidade mais completa e transformadora!” –

Isis Silva Figueredo

Operadora na área de Tratamento de Água e Efluentes na Unidade Suzano.

“Quando comecei a participar do Plural na Suzano vi quantas pessoas são transformadas pelas ações e quantas oportunidades conseguimos gerar para esse público. Ser diversa e ser plural me ensinou que não é apenas dizer ‘eu respeito’. Mas incluir, compartilhar, ensinar, diversificar e aprender. É olhar o próximo como igual e tornar as diferenças características únicas e especiais. Hoje, trabalhar na Suzano, com toda essa diversidade, me torna uma pessoa melhor, uma pessoa capaz de enxergar a dor do outro e dar a mão. É incrível e gratificante ver tantas transformações acontecendo, a cultura sendo mudada. O melhor é ver que essa mudança que começa na Suzano chega nas casas e no ambiente de convívio de todos os colaboradores e todas as colaboradoras. Aos pouquinhos vamos mudando o mundo! Existe uma frase que trouxe para minha vida e sempre busco replicar: ‘Diversidade é convidar para a festa e inclusão é chamar para dançar’. Nosso trabalho e nossas entregas se tornam melhores quando estamos em um ambiente de trabalho mais diverso, pois as ideias diferentes se encaixam e isso nos abre um leque de possibilidades.”

Marco Antonio de Souza Cerri

Operador de Painel Linha de Fibras

“Estou na Suzano há 13 anos e ao longo desse tempo pude ver como a empresa evoluiu no caminho da diversidade. Quando penso na importância do Plural na minha vida e na sociedade, sinto orgulho de fazer parte desse movimento que respeita, abraça, acolhe, inclui e transforma. Nós valorizamos a diversidade e por isso esse movimento faz parte de um dos direcionadores de cultura da Suzano. Cultivar a diversidade nos fortalece. Construir um ambiente Plural é estruturar a empresa para ser mais forte, mais feliz, mais competitiva, preparada para os desafios do futuro e, principalmente, referência para uma sociedade mais justa.”

Nós acreditamos no

Diálogo

Tem alguma dúvida ou sugestão?