A gente sabe que cada um tem características únicas. A soma de todas elas nos faz plurais. A Suzano tem a diversidade e a inclusão como premissas para ser uma empresa melhor a cada dia e busca a evolução no tema constantemente.

Por ocuparmos um território tão vasto em um país tão diverso, reconhecemos a importância de refletir em nosso time a pluralidade de nossa sociedade, que se expressa em: identidades de gêneros, etnias e raças, faixas etárias, orientações sexuais, nacionalidades, crenças, deficiências físicas, intelectuais, entre outras. 

Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e que valorizar a diversidade e promover a inclusão significa assegurar um ambiente de trabalho de respeito e ética, que garante que cada um possa plenamente ser quem é e desenvolver seu potencial completo. Nós também acreditamos que cada pessoa é um mundo de possibilidades e um time mais diverso amplia a capacidade da empresa de compreender e responder as demandas do mercado e da sociedade.

E para estimular o tema na organização, contamos com o Plural, um movimento orgânico de pessoas interessadas em promover a diversidade e inclusão, que realiza ações por meio de cinco grupos de afinidades na companhia:

Cultivar a
DIVERSIDADE
nos fortalece!

Mulheres (inclusão de gênero)

LGBTI+ (inclusão de pessoas LGBTI+)

Negros(as) (inclusão étnico racial)

Gerações (inclusão e sinergia entre as diferentes faixas etárias)

Pessoas com Deficiência (inclusão de pessoas com deficiência)

Ananda Sa Dias

Gerente de Operações Comerciais

“Me orgulho muito em falar sobre o movimento de Diversidade na Suzano, pois estive presente desde as primeiras discussões e pude acompanhar o crescimento que este tema vem tendo ao longo dos anos. Me brilha os olhos ver a empresa unida em prol de discussões de inclusão e equidade, buscando tornar a Suzano uma empresa com mais oportunidades para todos.”

Nossos

Compromissos

Em 2019, assinamos quatro compromissos públicos que conversam tanto com as
nossas metas de longo prazo como com os nossos valores organizacionais:

Somos signatários desse movimento empresarial com o objetivo de aprimorar nossas práticas de gestão, combater a LGBTQIA+ fobia e atuar em conjunto com outras empresas para impactar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade.

Os Princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.

Movimento formado por empresas e instituições para a promoção da inclusão racial. Com o objetivo da igualdade étnico-racial e foco na promoção e desenvolvimento de carreira e preparação de profissionais negros para a alta liderança.

Movimento lançado pela Rede Brasil do Pacto Global que visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança (a partir de gerência-sênior). Nele, nos comprometemos com a meta de 30% de mulheres em cargos de liderança sênior até 2025. 

Nossas

Metas

De longo prazo

Para nós, trabalhar a diversidade e inclusão é, além de um dever, uma estratégia de negócio.
Por isso nos comprometemos com as metas:

Alcançar

30% de mulheres

em posições de liderança até 2025

Alcançar

30% de negros

em posições de liderança até 2025

Alcançar

100% de acessibilidade e ambiente inclusivo

com zero preconceito presenciado ou vivido contra pessoas com deficiência até 2025

Alcançar

100% ambiente inclusivo com zero preconceito

presenciado ou vivido contra LGBTI+ até 2025

Benefícios inclusivos

Para colaboradores

Licença casamento para casais homoafetivos

Licença maternidade

Pagamento de auxílio creche para casais homoafetivos

A cartilha da diversidade

Criamos uma cartilha de diversidade para conscientizar nossos colaboradores (as) e a sociedade sobre a valorização da diversidade e inclusão e sobre a essencialidade do respeito às pessoas em qualquer situação. Respeitar a diversidade significa respeitar as pessoas e tudo que as torna únicas e possibilitar que elas possam ser quem são onde quer que estejam. 
Para garantir que o tema seja prioridade dentro da nossa empresa, além deste conteúdo, definimos que diversidade e inclusão é um dos atributos do perfil do líder Suzano, ou seja, é o que esperamos de quem trabalha conosco e é com base nisso também que reconhecemos o impacto das pessoas por aqui. 

Política

de diversidade

Também temos uma política de diversidade, que determina as diretrizes relacionadas ao movimento Plural e ao tema dentro da Suzano:

Atividades

Confira algumas de nossas atividades que acontecem na Suzano

Aprendemos com nossos

Colaboradores (as)

Não falamos por eles(as)

Vinicius Inacio Pereira Cunha

Analista Suprimentos Jr

“Com 15 mil colaboradores próprios, temos uma pluralidade de diferenças e semelhanças que definem cada um, tornando-o único. Assim, unindo todos, temos um papel preponderante quando o assunto é diversidade e inclusão, mostrando para nossa cadeia de valor que mais que direcionadores de cultura, estes temas promovem produtividade, competividade e clima organizacional mais favorável capaz de estimular um crescimento sustentável e mais acelerado para todas as partes, afinal cultivar a diversidade nos fortalece.”

Kassio Araujo Castro de Carvalho

Analista Recursos Humanos

“Sou muito grato por fazer parte de uma companhia que reconhece a desigualdade estrutural e constrói metas sustentáveis! Como homem gay e negro, posso afirmar que a cultura da Suzano tem um grande impacto nas minhas entregas e desenvolvimento. O movimentos PLURAL fortalece o orgulho em pertencer de todos os grupos, inclusive dos minorizados pela sociedade.”

Nós acreditamos no

Diálogo

Tem alguma dúvida ou sugestão?