
Sustentabilidade não é mais uma opção: é uma exigência urgente no mercado e na vida. Enquanto empresas e governos aceleram a transição para práticas mais verdes, quem domina esse tema ganha vantagem competitiva — e quem ignora, perde espaço.
Se você quer se destacar e construir um futuro mais relevante, fazer cursos sobre sustentabilidade é o primeiro passo.
A seguir, selecionamos uma lista de cinco cursos gratuitos e online organizados por diferentes frentes de ensino da Organização das Nações Unidas (ONU).
5 cursos online sobre sustentabilidade
1. Introdução à economia verde
Instituição: UN Climate Change Learning Partnership - UN CC:Learn (Parceria de Aprendizagem sobre Mudanças Climáticas da ONU)
Valor: grátis
Certificado: sim
Línguas: inglês, espanhol e francês
Tempo dedicado: 10 horas
Tipo de conteúdo: vídeos assíncronos e material escrito
Link: acesse aqui
O curso, organizado pela parceria de aprendizagem da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, tem como objetivo dar um panorama sobre a economia verde. Dividida em cinco módulos, a imersão trata sobre temas como: a necessidade de uma transição para a economia verde, exemplos de frameworks e iniciativas que podem apoiar a economia verde e quais são os setores com alto potencial para a economia verde.
2. Políticas industriais para a Economia Circular
Instituição: UN SDG:Learn (Plataforma de aprendizagem da ONU para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)
Valor: grátis
Certificado: sim
Língua: inglês
Tempo dedicado: 3 horas
Tipo de conteúdo: vídeos assíncronos e material escrito
Link: acesse aqui
Iniciativa educacional da Organização das Nações Unidas, a UN SDG:Learn tem uma série de cursos sobre sustentabilidade em sua plataforma. Destacamos um deles, sobre circularidade na indústria. Nas aulas, ministradas em inglês, são compartilhados conhecimentos sobre design circular, reciclagem e bioeconomia circular.
Leia mais
Como combater o aquecimento global
3. Introdução à mudança climática e aos direitos humanos
Instituição: InforMEA – UN
Valor: grátis
Certificado: sim
Língua: inglês
Tempo dedicado: 3 horas e 30 minutos
Tipo de conteúdo: material escrito
Link: acesse aqui
As mudanças climáticas influenciam não apenas eventos extremos do clima no planeta, mas também impactam negativamente as vidas de milhares de pessoas ao redor do mundo. Este curso sobre sustentabilidade gratuito desenvolvido pelo InforMEA, portal da Organização das Nações Unidas, explica as relações entre a emergência climática e os direitos humanos, mostrando como furacões, enchentes e aumentos nas temperaturas podem prejudicar os direitos à alimentação, água, saneamento, moradia e segurança pessoal.
4. Entendendo a pobreza e a desigualdade
Instituição: UN SDG:Learn
Valor: grátis
Certificado: sim
Língua: inglês
Tempo dedicado: 6 semanas (3h a 4h por semana)
Tipo de conteúdo: vídeos assíncronos e material escrito
Link: acesse aqui
O pilar social faz parte da sustentabilidade, por isso, a ONU disponibiliza diversas aulas online com essa temática. Nas aulas deste curso, estudantes compreendem os desafios da desigualdade e da pobreza, especialmente para grupos minoritários e vulneráveis, além da conexão entre o tema e desafios globais, como mudanças climáticas, migração e conflitos geopolíticos.
Leia mais:
Diversidade, equidade e inclusão: temas para prestar atenção
5. Soluções baseadas na natureza para a resiliência climática
Instituição: UN SDG:Learn
Valor: grátis
Certificado: sim
Línguas: inglês, espanhol, chinês, francês entre outras
Tempo dedicado: 7 semanas (3h a 6h por semana)
Tipo de conteúdo: vídeos assíncronos e material escrito
Link: acesse aqui
Finalizando nossas sugestões de cursos sobre sustentabilidade, esta imersão explica o que são soluções baseadas na natureza e como elas se mostram ferramentas importantes para reduzir diversos impactos negativos da crise climática. Além de conteúdo teórico, o curso traz exemplos reais, business cases e depoimentos de líderes que estão aplicando soluções baseadas na natureza para diferentes desafios.
Por que fazer cursos sobre sustentabilidade?
Porque as competências e profissões relacionadas à sustentabilidade e à transição verde estão em alta nos últimos anos – e devem seguir crescendo.
De acordo com o relatório O Futuro do Trabalho 2025, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, entre 2022 e 2023, 12% da força de trabalho global adquiriu habilidades “verdes” e o número de postos de trabalho relacionados a essa temática aumentou 22% no mesmo período. Isso não é à toa.
A transição para uma economia mais sustentável é vista como um dos principais elementos de mudança no mercado de trabalho.
“Transformação digital, fragmentação geoeconômica, incertezas econômicas, mudanças demográficas e transição verde – individualmente e combinadas – estão entre os principais fatores que devem moldar e transformar o mercado de trabalho global até 2030”, diz um trecho do relatório.
O documento ainda revela que há cargos voltados à sustentabilidade entre as 30 profissões mais demandadas do momento, como engenharia ambiental e de energia renovável, especialista em sustentabilidade e especialista em proteção ambiental.
Portanto, quem deseja adquirir competências relacionadas ao campo para atuar diretamente na área precisa realizar um bom curso sobre sustentabilidade.
Ademais, conhecer o assunto é essencial para todos os profissionais, pois a sustentabilidade está presente em todas as realidades, seja nas decisões de negócios, nas escolhas pessoais ou na transição para uma economia verde.
Leia mais
O que é e como adotar o consumo consciente
Conclusão: prepare-se para o futuro
Ignorar o movimento em direção à sustentabilidade é arriscar a própria relevância no mercado de trabalho e nas decisões que moldam o futuro.
Em um cenário de crises climáticas, pressões sociais e transformações econômicas rápidas, quem domina o tema da sustentabilidade não apenas se mantém empregável, mas se torna um profissional importante para o futuro, seja dentro de empresas ou empreendendo por conta própria.
Aproveitar cursos de sustentabilidade agora é construir autoridade, ampliar seu impacto e garantir um lugar ativo na nova economia verde.