Produtos sustentáveis​: o que são, importância e exemplos

Entenda os critérios que definem a sustentabilidade em produtos, seus benefícios para o meio ambiente e conheça exemplos que promovem um consumo mais responsável

Produtos sustentáveis​: o que são, importância e exemplos

Entenda os critérios que definem a sustentabilidade em produtos, seus benefícios para o meio ambiente e conheça exemplos que promovem um consumo mais responsável

Publicado por
Nataly Pugliesi
June 9, 2025
5
min de leitura

A urgência da crise climática e a necessidade de um desenvolvimento econômico mais equilibrado colocam os produtos sustentáveis no centro das discussões sobre o futuro do consumo. Mais do que uma tendência, trata-se de uma nova forma de produzir e consumir, considerando impactos sociais, ambientais e econômicos.

O que são produtos sustentáveis?

Produtos sustentáveis são aqueles desenvolvidos considerando os impactos sociais, ambientais e econômicos ao longo de todo o seu ciclo de vida. Isso significa que, desde a extração das matérias-primas até o descarte ou reciclagem, esses itens são projetados para minimizar danos ao meio ambiente e garantir um consumo responsável. Eles reduzem a demanda por recursos naturais, adotam tecnologias limpas, promovem condições de trabalho dignas e incentivam a economia circular. “São aqueles que respeitam os limites ambientais do planeta”, explica Isabella Cavinatto Salibe, Gerente de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagens (ABRE).  

Além disso, os produtos sustentáveis podem impactar positivamente comunidades locais. “A cadeia produtiva de bens sustentáveis leva em consideração os direitos trabalhistas e a distribuição de valor. Para além de ações filantrópicas, é preciso gerar valor compartilhado, como parcerias entre empresas e escolas para formar profissionais e gerar receita para a comunidade”, diz Marta Camila Carneiro, professora do MBA em ESG da FGV.  

Leia mais
Bioeconomia: conheça o conceito  

A importância dos produtos sustentáveis para o meio ambiente  

Produtos sustentáveis ajudam a preservar o meio ambiente ao reduzir a extração de recursos naturais, minimizar resíduos e diminuir a poluição. Com materiais recicláveis, uso de matérias-primas de fonte renovável e processos produtivos mais eficientes, eles podem ajudar a proteger ecossistemas e a enfrentar a crise climática.  

O planeta já enfrenta um esgotamento de recursos naturais, e a produção tradicional se torna cada vez mais cara devido às consequências do desequilíbrio ambiental. Companhias que adotam práticas sustentáveis não apenas contribuem para a preservação da natureza, mas também garantem a continuidade de seus negócios. “As empresas precisam levar em consideração os riscos dos efeitos climáticos e investir em tecnologia para garantir a sustentabilidade de seus processos. Por exemplo, uma indústria de bebidas deve assegurar que terá acesso à água em quantidade e qualidade para manter sua produção”, explica Marta Camila Carneiro, da FGV. O mercado, atento às tecnologias em que as empresas investem, avalia sua capacidade de garantir processos industriais sustentáveis, especialmente em momentos de escassez.  

Nesse contexto, produtos sustentáveis que respeitam os limites ambientais do planeta são a chave para a perenidade a longo prazo. “Aqueles que não se alinham a esses limites precisam ser repensados para assegurar um futuro mais equilibrado e viável”, diz Isabella Cavinatto Salibe, da ABRE. Além de contribuir para a preservação ambiental, adotar práticas sustentáveis fortalece a reputação das empresas, tornando-as mais resilientes às novas regulamentações de ESG (ambiental, social e de governança) e preparando-as para aproveitar as oportunidades em mercados emergentes que valorizam a sustentabilidade.

Leia mais  
Copo de papel: por que usar?  

Produtos sustentáveis x produtos ecológicos

Embora os termos “sustentável” e “ecológico” sejam frequentemente usados como sinônimos, há uma distinção sutil entre eles. Produtos ecológicos focam principalmente em minimizar os impactos ambientais, enquanto produtos sustentáveis abrangem uma abordagem mais holística, considerando também os aspectos sociais e econômicos. Ou seja, um produto sustentável não apenas respeita o meio ambiente, mas também promove benefícios sociais e é economicamente viável. Levando este contexto em consideração, um produto pode ser considerado mais sustentável que outro quando atende a diversas demandas relacionadas aos princípios ESG. “A verdadeira sustentabilidade está na integração equilibrada desses três pilares, garantindo que a produção e o consumo do produto sejam responsáveis e alinhados com um futuro mais justo e equilibrado”, afirma professora do MBA em ESG da FGV.

A transição para produtos sustentáveis está acontecendo em diversas indústrias. Alguns exemplos incluem:

  • Placas solares e outras fontes de energia renovável
  • Roupas feitas de algodão orgânico, de tecidos reciclados e à base de celulose
  • Produtos de higiene veganos
  • Materiais de construção reciclados e métodos construtivos com aplicação de iluminação natural
  • Veículos elétricos e modais de transporte sustentáveis, como bicicletas compartilhadas
  • Embalagens reutilizáveis e biodegradáveis

Um panorama sobre o consumo de produtos sustentáveis  

O mercado de produtos sustentáveis tem apresentado crescimento significativo globalmente e no Brasil. Uma pesquisa conduzida em 2024 pela consultoria PwC com 20 mil pessoas em 31 países revela que 46% já estão comprando produtos sustentáveis como forma de reduzir os impactos negativos no meio ambiente.  

No Brasil, 55% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ou marcas sustentáveis, indicando uma tendência crescente de consumo consciente, segundo dados da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável, realizada pelo Instituto Akatu e GlobeScan. Além disso, as vendas de produtos sustentáveis no Mercado Livre aumentaram 26%, em 2023, totalizando mais de 4,8 milhões de itens vendidos na América Latina, de acordo com o estudo Tendências de Consumo Online com Impacto Positivo na América Latina, realizado pelo e-commerce pelo quinto ano consecutivo. Na pesquisa, categorias como moda sustentável e eletrodomésticos energeticamente eficientes lideram esse crescimento.  

“Precisamos de mais investimentos em tecnologia e consciência governamental e empresarial para consolidar a sustentabilidade como um modelo de competitividade”, afirma Marta Camila Carneiro, professora do MBA em ESG da FGV. Para Isabella Cavinatto Salibe, da ABRE, também é preciso tornar as opções sustentáveis mais atraentes para o consumidor. “Se a solução sustentável for mais difícil, cara ou menos conveniente, dificilmente será adotada em larga escala”, diz.

Leia mais  
Celulose: o que é e onde está no seu dia a dia

O papel das empresas nos produtos sustentáveis  

A busca por produtos sustentáveis não é apenas uma tendência de mercado, mas uma necessidade para garantir a continuidade dos negócios e a preservação do planeta. Para isso, é fundamental que as empresas não apenas otimizem seus processos produtivos, mas também eduquem os consumidores sobre seu papel na economia circular.  

No Brasil, a ABRE desenvolveu o QRCode Lupinha, um sistema de orientação ao consumidor sobre o descarte correto de embalagens, com curadoria de cooperativas de reciclagem. A iniciativa reforça a importância de envolver toda a cadeia de consumo na construção de um futuro mais sustentável.

Na Suzano, por exemplo, fabricante de celulose e papel, há uma busca por impulsionar produtos feitos com matéria-prima renovável que possam substituir itens feitos a partir de derivados do petróleo, como o plástico - matérias-primas finitas, que se esgotam na natureza. A companhia tem buscado reduzir o consumo de recursos naturais e químicos em sua produção e utilizar resíduos produtivos, como as aparas da fabricação de papel, para outros fins. Saiba mais na página Produtos e Marcas.

Leia mais
Conheças as práticas de sustentabilidade da Suzano

Conclusão

A transição para produtos sustentáveis não é apenas uma necessidade ambiental, mas também uma demanda cada vez mais forte do mercado e da sociedade. Consumidores conscientes têm um papel fundamental nesse processo, optando por marcas e produtos que respeitam o meio ambiente e promovem justiça social.  

Para as empresas, investir em sustentabilidade significa não apenas atender às novas exigências do mercado, mas também construir uma reputação sólida, atuar sem deixar de lado o legado a ser construído para as próximas gerações e conquistar um público cada vez mais engajado com o futuro do planeta.

ILUSTRAÇÃO:
Studio Shoyu

Fique por Dentro

Confira outras postagens do nosso blog!

Podemos ajudar?

Busque pela resposta que precisa em nossas Perguntas Frequentes. Caso prefira, entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.